DA TEORIA À PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Gabriela Oshiro Reynaldo UEMS
  • Roberto Ortiz Paixão UEMS

Resumo

A monitoria é um instrumento relevante para o ensino no nível superior, em  especial na
graduação. Sob essa  ótica, torna-se  uma experiência enriquecedora que proporciona ao
acadêmico  o  contato  direto  com  os  colegas,  melhorando  as  relações  interpessoais,
superando  uma  ideologia  individualista  e  tradicional  na  qual  o  professor  é  tido  como
único  detentor  do  saber.  Assim,  configura-se  como  uma  importante  atividade  para  a
formação do futuro profissional da educação. Pois,  enfatiza a  troca de conhecimentos,
fortalecendo o debate e ampliando os horizontes do processo de ensino-aprendizagem.
Além  disso,  é  uma  fonte  de  motivação  e  incentivo  aos  alunos,  sobretudo  aqueles  de
primeiro  semestre.  A  presente  monitoria  da  disciplina  de  Introdução  à  Ciência
Geográfica  (ICG),  contou com  a abordagem dos tópicos centrais da disciplina, com os
clássicos autores da Geografia, como Alexander Von Humboldt, Karl Ritter, Friedrich
Ratzel e Paul Vidal de La Blache. Nesse sentido,  for am  propostas  discussões  em
grupo , sobr e   textos  indicados par a leitura obrigatória da disciplina . Estes
abordaram,  desde a sistematização do conhecimento geográfico, até a geografia crítica,
no caso a atual fase desta ciência com destaque para os renomados nomes da geografia
brasileira  Milton  Santos  e  Manuel  Correia  de  Andrade.  Ainda,  visando  efetivar  os
objetivos dispostos no Edital de Monitoria, foram realizados estudos orientados acerca
da ementa proposta no plano de ensino de  ICG. Com o propósito de melhor interpretar
os  conteúdos,  foram  realizadas  pesquisas  de  artigos  e  textos  bases,  com  orientações
realizadas  pelo  professor  responsável  pela  disciplina.  Dessa  forma,  a  monitoria  não
contribui somente para a melhoria  do currículo do acadêmico, mas  significa o primeiro
passo para a prática docente. Bem  como,  excelente oportunidade para os licenciandos,
que desde o ambiente acadêmico tem a chance de vivenciar os diferentes contextos da
sala  de  aula,  aliando  o  embasamento  teórico  à  prática,  consolidando  assim  os
conhecimentos pedagógico e geográfico

Downloads

Publicado

2015-04-08

Como Citar

Reynaldo, G. O., & Paixão, R. O. (2015). DA TEORIA À PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/651

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)