DA TEORIA À PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
A monitoria é um instrumento relevante para o ensino no nível superior, em especial nagraduação. Sob essa ótica, torna-se uma experiência enriquecedora que proporciona ao
acadêmico o contato direto com os colegas, melhorando as relações interpessoais,
superando uma ideologia individualista e tradicional na qual o professor é tido como
único detentor do saber. Assim, configura-se como uma importante atividade para a
formação do futuro profissional da educação. Pois, enfatiza a troca de conhecimentos,
fortalecendo o debate e ampliando os horizontes do processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, é uma fonte de motivação e incentivo aos alunos, sobretudo aqueles de
primeiro semestre. A presente monitoria da disciplina de Introdução à Ciência
Geográfica (ICG), contou com a abordagem dos tópicos centrais da disciplina, com os
clássicos autores da Geografia, como Alexander Von Humboldt, Karl Ritter, Friedrich
Ratzel e Paul Vidal de La Blache. Nesse sentido, for am propostas discussões em
grupo , sobr e textos indicados par a leitura obrigatória da disciplina . Estes
abordaram, desde a sistematização do conhecimento geográfico, até a geografia crítica,
no caso a atual fase desta ciência com destaque para os renomados nomes da geografia
brasileira Milton Santos e Manuel Correia de Andrade. Ainda, visando efetivar os
objetivos dispostos no Edital de Monitoria, foram realizados estudos orientados acerca
da ementa proposta no plano de ensino de ICG. Com o propósito de melhor interpretar
os conteúdos, foram realizadas pesquisas de artigos e textos bases, com orientações
realizadas pelo professor responsável pela disciplina. Dessa forma, a monitoria não
contribui somente para a melhoria do currículo do acadêmico, mas significa o primeiro
passo para a prática docente. Bem como, excelente oportunidade para os licenciandos,
que desde o ambiente acadêmico tem a chance de vivenciar os diferentes contextos da
sala de aula, aliando o embasamento teórico à prática, consolidando assim os
conhecimentos pedagógico e geográfico
Downloads
Published
2015-04-08
How to Cite
Reynaldo, G. O., & Paixão, R. O. (2015). DA TEORIA À PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/651
Issue
Section
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS