A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Marlene Eliane dos Santos UEMS
  • Flávia Cavalcanti Gonçalves UEMS

Resumo

A  Didática se constitui uma disciplina e uma área de estudo, componente cu rricular
presente  nos  cursos  de  formação  docente  desde  a  criação  da  Faculdade  de  Filosofia
Ciências  e  Letras  da  então  Universidade  de  São  Paulo  (USP)  em  1934,  o  estudo  das
relações  entre  escola  e  sociedade,  professor  e  aluno,  aluno  e  aluno,  ensino  e  pesqui sa; o
estudo dos métodos e as técnicas de ensino e por fim a contribuição do fazer docente na
melhoria da sociedade.
Este  trabalho  teve  como  objetivo  verificar  a  incidência  da  disciplina  Didática  nos
cursos  de  licenciatura  em  Letras  das  universidades  públicas  de  Mato  Grosso  do  Sul.  Foi
realizado  estudo  bibliográfico  e  análise  dos  projetos  pedagógicos  dos  cursos  e
demais  documentos  legais.   O  estudo  comparou  as  matrizes  curriculares  dos  cursos  de
licenciaturas  presenciais  em  Letras  disponíveis  nos  portais  digitais  das  universidades
públicas no ano de 2014.
Ficou  evidenciada  uma  diminuição  da  carga  horária  da  disciplina  Didática  e  das
disciplinas de formação docente nos cursos de licenciaturas em Letras considerando estudos
anteriores e documentos legais.

Downloads

Publicado

2015-04-10

Como Citar

Santos, M. E. dos, & Gonçalves, F. C. (2015). A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/629

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS