A TEMÁTICA FESTA JUNINA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EE MARIA ELIZA BOCAYUVA CORRÊA DA COSTA, CAMPO GRANDE, MS

Autores

  • Luana de Oliveira Machado
  • Maria Vitória Teixira

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados do projeto de iniciação à docência e descrever o
acompanhamento do processo de aprendizagem desenvolvido com os estudantes do 2º ano de uma
escola pública de Campo Grande, MS. Assim, considerando que um dos aspectos constatados, nesta
proposta, refere-se às necessidades desses estudantes durante os níveis de alfabetização, pois são
considerados iniciantes neste processo. Durante as aulas a professora regente destacou a
necessidade de direcionar a atenção para alguns estudantes, pois foi possível perceber no percurso
formativo suas dificuldades para acompanharem os conteúdos abordados em sala e também na
realização de tarefas. Essas dificuldades pode ser resultado da quantidade elevada de crianças em
sala de aula, o que impossibilita oferecer uma atenção mediada e mais próxima na relação
professor/estudante. No entanto, com a presença dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID), houve tempo para se trabalhar essas dificuldades com cada um de
maneira individual. Para tanto, as aulas foram planejadas com atividades para promover o
aprendizado, por meio de: leitura, escrita, conhecimento do alfabeto, silabário, interpretação de
textos, com o uso materiais como: textos literários; letras móveis de EVA, apresentando letras
bastão e cursivas, família silábica, caixa surpresa, desenhos, escrita na lousa, chapéu de letrinhas,
entre outros. Além disso, foi proposto às crianças desenvolverem atividades que estabelecessem
uma relação com a época festiva dos meses de junho e julho, dessa forma, elegeu-se a temática das
Festas Juninas/ Julinas, para chamar a atenção das crianças e promover a interação com a
comunidade escolar. Os resultados desse trabalho foram apresentados em uma culminância no fim
do primeiro semestre de 2019, com atividades lúdicas, como rodas de leitura, comidas típicas e
músicas, momento em que cada estudante compartilhou o conhecimento adquirido nesse processo.
Essas atividades também contribuíram com o processo de aprendizagem de cada estudante,
despertando seu interesse em aprender e consequentemente aprimorar o nível de desempenho dos
mesmos, tiveram um notável interesse para realização das atividades propostas, momento em que
puderam expressar satisfação em relação às experiências vividas no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Machado, L. de O., & Teixira, M. V. (2019). A TEMÁTICA FESTA JUNINA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EE MARIA ELIZA BOCAYUVA CORRÊA DA COSTA, CAMPO GRANDE, MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5958

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS