A TEMÁTICA FESTA JUNINA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EE MARIA ELIZA BOCAYUVA CORRÊA DA COSTA, CAMPO GRANDE, MS

Autores/as

  • Luana de Oliveira Machado
  • Maria Vitória Teixira

Resumen

Este trabalho visa apresentar os resultados do projeto de iniciação à docência e descrever o
acompanhamento do processo de aprendizagem desenvolvido com os estudantes do 2º ano de uma
escola pública de Campo Grande, MS. Assim, considerando que um dos aspectos constatados, nesta
proposta, refere-se às necessidades desses estudantes durante os níveis de alfabetização, pois são
considerados iniciantes neste processo. Durante as aulas a professora regente destacou a
necessidade de direcionar a atenção para alguns estudantes, pois foi possível perceber no percurso
formativo suas dificuldades para acompanharem os conteúdos abordados em sala e também na
realização de tarefas. Essas dificuldades pode ser resultado da quantidade elevada de crianças em
sala de aula, o que impossibilita oferecer uma atenção mediada e mais próxima na relação
professor/estudante. No entanto, com a presença dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID), houve tempo para se trabalhar essas dificuldades com cada um de
maneira individual. Para tanto, as aulas foram planejadas com atividades para promover o
aprendizado, por meio de: leitura, escrita, conhecimento do alfabeto, silabário, interpretação de
textos, com o uso materiais como: textos literários; letras móveis de EVA, apresentando letras
bastão e cursivas, família silábica, caixa surpresa, desenhos, escrita na lousa, chapéu de letrinhas,
entre outros. Além disso, foi proposto às crianças desenvolverem atividades que estabelecessem
uma relação com a época festiva dos meses de junho e julho, dessa forma, elegeu-se a temática das
Festas Juninas/ Julinas, para chamar a atenção das crianças e promover a interação com a
comunidade escolar. Os resultados desse trabalho foram apresentados em uma culminância no fim
do primeiro semestre de 2019, com atividades lúdicas, como rodas de leitura, comidas típicas e
músicas, momento em que cada estudante compartilhou o conhecimento adquirido nesse processo.
Essas atividades também contribuíram com o processo de aprendizagem de cada estudante,
despertando seu interesse em aprender e consequentemente aprimorar o nível de desempenho dos
mesmos, tiveram um notável interesse para realização das atividades propostas, momento em que
puderam expressar satisfação em relação às experiências vividas no ambiente escolar.

Publicado

2019-10-30

Cómo citar

Machado, L. de O., & Teixira, M. V. (2019). A TEMÁTICA FESTA JUNINA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EE MARIA ELIZA BOCAYUVA CORRÊA DA COSTA, CAMPO GRANDE, MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5958

Número

Sección

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS