INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O USO DO MATERIAL DOURADO

Autores/as

  • Lidiane Macena Marques
  • Lucélio Ferreira Simião

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiências vivenciadas por um grupo de acadêmicos do
curso  de  licenciatura  em  Matemática  que  pesquisaram,  desenvolveram  e  aplicaram  uma
atividade  de  ensino  das  operações  numéricas  por  intermédio  de  jogos  com  o  auxílio  do
Material  Dourado.  Relataremos  as  experiências  desenvolvidas  pelos  alunos  bolsistas  do
subprojeto de Matemática na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, sob a orientação da
professora supervisora da escola, trazendo uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas na
escola  com  o Material Dourado  como  uma  perspectiva  de  ensino  das  operações  numéricas
para as séries iniciais do ensino fundamental. As experiências foram desenvolvidas no âmbito
do  subprojeto de Matemática, vinculado ao Programa  Institucional de Bolsas de  Iniciação à
Docência – PIBID, que esta sendo desenvolvido pela Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul – UEMS, e  tem por objetivo  a  inserção dos  licenciandos no cotidiano de escolas da
rede pública de educação, a fim de promover a integração entre educação superior e educação
básica  e,  com  isso,  propiciar  a  elevação  da  qualidade  das  ações  acadêmicas  voltadas  à
formação  inicial  de  professores  nos  cursos  de  licenciatura  das  instituições  de  educação
superior,  além  de  promover  experiências  que  promovam  a  superação  de  problemas
identificados no processo de ensino aprendizagem.

Publicado

2015-04-17

Cómo citar

Marques, L. M., & Simião, L. F. (2015). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O USO DO MATERIAL DOURADO. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/829

Número

Sección

ARTIGOS