INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O USO DO MATERIAL DOURADO
Abstract
Este trabalho apresenta um relato de experiências vivenciadas por um grupo de acadêmicos docurso de licenciatura em Matemática que pesquisaram, desenvolveram e aplicaram uma
atividade de ensino das operações numéricas por intermédio de jogos com o auxílio do
Material Dourado. Relataremos as experiências desenvolvidas pelos alunos bolsistas do
subprojeto de Matemática na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, sob a orientação da
professora supervisora da escola, trazendo uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas na
escola com o Material Dourado como uma perspectiva de ensino das operações numéricas
para as séries iniciais do ensino fundamental. As experiências foram desenvolvidas no âmbito
do subprojeto de Matemática, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência – PIBID, que esta sendo desenvolvido pela Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul – UEMS, e tem por objetivo a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da
rede pública de educação, a fim de promover a integração entre educação superior e educação
básica e, com isso, propiciar a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à
formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação
superior, além de promover experiências que promovam a superação de problemas
identificados no processo de ensino aprendizagem.
Downloads
Published
2015-04-17
How to Cite
Marques, L. M., & Simião, L. F. (2015). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O USO DO MATERIAL DOURADO. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/829
Issue
Section
ARTIGOS