FUNÇÃO DO ALUNO MONITOR NA ELABORAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE BIOQUÍMICA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA
Resumen
A Bioquímica é o ramo da ciência que estuda a química da vida, por isso comoqualquer outra ciência moderna, depende de estudo profundo do metabolismo e da
pesquisa para entender a arquitetura e as complexidades das moléculas bioquímicas. É
uma ciência que tem se desenvolvido de forma vertiginosa, tornando cada vez mais
complexo o desafio de manter-se atualizada. Além das implicações lógicas vistas
diariamente, a bioquímica revela o trabalho do mundo natural, de modo que os seus
conhecimentos têm grande aplicabilidade no conteúdo específico das mais diversas
áreas. O trabalho visa evidenciar a importância do monitor para a disciplina Bioquímica
ministrada no Curso Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e, destacar a forma que a
bioquímica pode contribuir a formação profissional. As aulas foram ministradas no
laboratório Multiuso e LAMAI (Laboratório de Microbiologia Agrícola e Industrial) da
Unidade Universitária de Gloria de Dourados. As atividades desenvolvidas foram:
auxilio no roteiro e preparação de aulas pratica no preparo de reagentes e soluções,
organização das bancadas, utilização de equipamentos, elaboração do roteiro e leitura de
material disponibilizado em aulas teóricas e auxiliar no desenvolvimento dos exercícios.
O aluno monitor beneficiou os alunos matriculados na disciplina, pois auxiliou na
estratégia de fixação dos conteúdos teóricos nas aulas praticas, bem como a elaboração
de relatórios e exercícios. A atuação da monitoria em Bioquímica auxiliou na melhoria
da qualidade do processo ensino-aprendizagem, estreitando a relação professo-aluno, ao
mesmo tempo em que contempla e insere a figura do monitor na prática do exercício da
docência e formação didática, abrindo o caminho da socialização do saber acadêmico. A
monitoria fez com que eu adquirisse um melhor aprendizado em laboratório e
proporcionou uma experiência diferente, me fazendo entender a importância e cuidados
no preparo de aulas práticas para somar no aprendizado dos acadêmicos e futuros
tecnólogos.
Descargas
Publicado
2015-03-26
Cómo citar
Neto, J. M. da S., & Batistote, M. (2015). FUNÇÃO DO ALUNO MONITOR NA ELABORAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE BIOQUÍMICA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/658
Número
Sección
CIÊNCIAS AGRÁRIAS