FUNÇÃO DO ALUNO MONITOR NA ELABORAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE BIOQUÍMICA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA

Authors

  • José Machado da Silva Neto UEMS
  • Magareth Batistote UEMS

Abstract

A Bioquímica é o ramo da ciência que estuda a química da vida, por isso como
qualquer  outra  ciência  moderna,  depende  de  estudo  profundo  do  metabolismo  e  da
pesquisa para entender a arquitetura e as complexidades das moléculas bioquímicas. É
uma  ciência  que  tem  se  desenvolvido  de  forma  vertiginosa,  tornando  cada  vez  mais
complexo  o  desafio  de  manter-se  atualizada.  Além  das  implicações  lógicas  vistas
diariamente,  a  bioquímica  revela  o  trabalho  do  mundo  natural,  de  modo  que  os  seus
conhecimentos  têm  grande  aplicabilidade  no  conteúdo  específico  das  mais  diversas
áreas. O trabalho visa evidenciar a importância do monitor para a disciplina Bioquímica
ministrada no Curso Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e, destacar a forma que a
bioquímica  pode  contribuir  a  formação  profissional.   As  aulas  foram  ministradas  no
laboratório Multiuso e LAMAI (Laboratório de Microbiologia Agrícola e Industrial) da
Unidade  Universitária  de  Gloria  de  Dourados.  As  atividades  desenvolvidas  foram:
auxilio  no  roteiro  e  preparação  de  aulas  pratica  no  preparo  de  reagentes  e  soluções,
organização das bancadas, utilização de equipamentos, elaboração do roteiro e leitura de
material disponibilizado em aulas teóricas e auxiliar no desenvolvimento dos exercícios.
O  aluno  monitor  beneficiou  os  alunos  matriculados  na  disciplina,  pois  auxiliou  na
estratégia de fixação dos conteúdos teóricos nas aulas praticas, bem como a elaboração
de relatórios e exercícios. A atuação da monitoria em Bioquímica auxiliou na melhoria
da qualidade do processo ensino-aprendizagem, estreitando a relação professo-aluno, ao
mesmo tempo em que contempla e insere a figura do monitor na prática do exercício da
docência e formação didática, abrindo o caminho da socialização do saber acadêmico. A
monitoria  fez  com  que  eu  adquirisse  um  melhor  aprendizado  em  laboratório  e
proporcionou uma experiência diferente, me fazendo entender a importância e cuidados
no  preparo  de  aulas  práticas  para  somar  no  aprendizado  dos  acadêmicos  e  futuros
tecnólogos.

Published

2015-03-26

How to Cite

Neto, J. M. da S., & Batistote, M. (2015). FUNÇÃO DO ALUNO MONITOR NA ELABORAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE BIOQUÍMICA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/658

Issue

Section

CIÊNCIAS AGRÁRIAS