O LÚDICO NA ABORDAGEM DO ENSINO DE GENÉTICA

Autores

  • Lucimara Silva Nogi Egea
  • Regilene Novaes Silva
  • Jéssica Mariano Alves
  • Juliana Toledo Lima

Resumo

O lúdico pode ser utilizado como agente da aprendizagem nas práticas escolares, possibilitando a
aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Alguns estudiosos percussores de métodos
lúdicos na educação ressaltaram a importância da utilização destes recursos para a educação de
jovens e adultos, pois os momentos de maior descontração oferecidos por estes recursos
proporcionam uma maior aproximação, melhoria na integração e interação do grupo discente,
facilitando seu aprendizado. Desta forma, trabalhar com atividades lúdicas se torna uma importante
ferramenta para o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas do professor, visando
favorecer a adaptação de conceitos e atender aos alunos que ainda estão em processo de
aprendizado do conteúdo. Utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, os modelos
didáticos são uma alternativa para melhorar a interpretação dos estudantes em conteúdos que
normalmente são difíceis de serem compreendidos. A partir destas análises, o trabalho teve como
objetivo avaliar a eficiência do processo ensino-aprendizagem por meio da utilização de um modelo
didático e um jogo lúdico acerca de um tema relacionado ao Ensino de Biologia. Para a
apresentação do modelo didático foram utilizadas duas aulas, as quais foram realizadas com alunos
do 3º ano do Curso de Graduação de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Mato
Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Ivinhema, no dia 05 de julho de 2019. Durante a
primeira aula foram explicadas cada uma das etapas que compreendem a Meiose, cujas subdivisões
didáticas são meiose I e II, utilizando um dos lados do modelo didático. Na segunda aula foi
apresentado aos alunos um jogo educativo que consistia em um questionário de perguntas e
respostas relacionados ao tema apresentado. Os alunos foram avaliados por meio da interação em
sala de aula, na discussão para possíveis respostas e na utilização dos conhecimentos adquiridos
durante a abordagem do tema. A partir desta atividade foram obtidos resultados bastante
satisfatórios, uma vez que houve uma aprendizagem significativa em função da atividade proposta.
Conclui-se, portanto, que a apresentação e utilização deste método para discentes que poderão atuar
futuramente como professores de Ciências e Biologia pode estimular estes futuros profissionais a
pesquisarem e elaborarem recursos diferenciados que visam propiciar um aprendizado de forma mais qualitativa.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

Egea, L. S. N., Silva, R. N., Alves, J. M., & Lima, J. T. (2019). O LÚDICO NA ABORDAGEM DO ENSINO DE GENÉTICA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5998

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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