MONITORIA DE QUÍMICA GERAL CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Francieli Cristina Nunes
  • Mario Danilo Aparecido Risson
  • Ana Francisca Gomes Silva

Resumen

A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivencia com o professor e com as suas atividades técnico – didáticos. A prática da Monitoria no contexto educativo data de longo tempo e nos últimos anos, com o desenvolvimento do pensamento pedagógico de orientação crítico-progressista, atividades de monitoria vêm ganhando espaço no contexto da realidade educacional das instituições de ensino superior. Os alunos que procuram a monitoria para sanar as dúvidas têm o perfil de grande interesse pelo curso que estão graduando. Particularmente o interesse pela disciplina de Química Geral é de enorme importância, pois esta conquistou um lugar central e essencial em todos os assuntos do conhecimento humano. Inserido nesse contexto as aulas de monitoria da disciplina de Química Geral no primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental em Mundo Novo apresentaram como principais objetivos: facilitar o processo de Ensino-Aprendizagem, identificar as dificuldades encontradas pelos alunos na disciplina e despertar nos alunos o interesse pela área de Química. A metodologia aplicada foi baseada em estudos e na experiência adquirida pelo monitor durante o curso. O foco das aulas de monitoria foi à resolução de questões abordadas e de listas de exercícios, explanação dos conteúdos vistos durante as aulas regulares e na sequência buscava-se, em forma de diálogos e discussão coletiva e/ou individualmente sanar os problemas referentes àquele conteúdo estudado. Os encontros de monitoria foram realizados na biblioteca da Unidade no período vespertino e noturno na sala de aula e biblioteca da Unidade. Os alunos tiveram uma participação ativa no desenvolvimento das aulas da monitoria e nas atividades propostas pelo monitor. Com base nos resultados obtidos, pode-se observar que grande parte dos alunos conseguiu acompanhar as atividades da disciplina de Química Geral, resultando em notas satisfatórias no decorrer da disciplina.

Publicado

2017-02-03

Cómo citar

Nunes, F. C., Risson, M. D. A., & Silva, A. F. G. (2017). MONITORIA DE QUÍMICA GERAL CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3899

Número

Sección

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artículos más leídos del mismo autor/a