MONITORIA DE QUÍMICA GERAL

Autores

  • Francieli Cristina Nunes UEMS
  • Ana Francisca Gomes da Silva UEMS

Resumo

A prática da Monitoria no contexto educativo data de longo tempo e nos últimos
anos,  com  o  desenvolvimento  do  pensamento  pedagógico  de  orientação  críticoprogressista,  procedimentos  de  monitoria  vêm  ganhando  espaço  no  contexto  da
realidade educacional das instituições de ensino superior. Particularmente o interesse
pela disciplina de Química é de enorme importância, pois esta conquistou um lugar
central  e  essencial  em  todos  os  assuntos  do  conhecimento  humano.  As  aulas  de
monitoria da disciplina de QuímicaGeral do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
tiveram  como  principais  objetivos:  facilitar  o  processo  de  Ensino-Aprendizagem,
despertar  nos  acadêmicos  o  interesse  pelo  ensino  de  Química e  contribuir  para  a
produção de conhecimento. A monitoria foi voltada para o acompanhamento extra dos
acadêmicos, buscando auxiliá-los na aprendizagem dos conteúdos em sala de aula.  A
metodologia aplicada foi baseada em estudos e na experiência adquirida pelo monitor
durante o curso.  O  foco das aulas  foram aresolução de questões  e  explanação do
conteúdo que já havia sido visto durantes as aulas regulares, na sequência buscava-se
junto com os alunos a resolução de problemas referentes àquele conteúdo estudado.  As
dúvidas foram sanadas em forma de diálogos e discussão coletiva e/ou individualmente.
Os  acadêmicos  tiveram  uma  participação  ativa  no  desenvolvimento  das  aulas  da
monitoria e nas  atividades propostas pelo monitor. Com base nos resultados obtidos,
pode-se observar que grande parte dos alunos conseguiu acompanhar as atividades da
disciplina de Química Geral, resultando em notas satisfatórias no decorrer da disciplina.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Nunes, F. C., & Silva, A. F. G. da. (2015). MONITORIA DE QUÍMICA GERAL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/679

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)