MONITORIA - GEOMETRIA EUCLIDIANA
Resumen
O Programa Institucional de Monitoria-PIM, desenvolvida pelo acadêmico ocorre na disciplina de Geometria Euclidiana, ministrada pela Profª Dr. Helena Leme. Tal disciplina é ofertada na primeira série do curso de Matemática-Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, no decorrer do ano letivo. O trabalho desenvolvido consiste em acompanhamento dos alunos que cursam a disciplina, em que é possível detectar as principais dúvidas de modo mais individualizado e orientá-los. Nos encontros são desenvolvidas listas de exercícios elaboradas pela professora responsável pela disciplina, exercícios extras extraídos do livro Fundamentos de Geometria Plana e vários desafios propostos pelo monitor. Alguns materiais manipulativos foram pensados para auxiliar os acadêmicos a adquirir experiência e que os colocassem em situações problemas, em que os mesmos necessitam a construção de triângulos e concluir sua congruência. Tal conteúdo é um componente curricular da disciplina, os acadêmicos precisam observar e compreender os critérios de congruência, a análise é dada de modo algébrico e geométrico, deste modo é necessária uma maior atenção ao desenhar tais figuras e concluir sua congruência, para isto passamos a utilizar um material manipulativo desenvolvido por acadêmicos do Projeto Laboratório de ensino da Matemática-UEMS. O uso de materiais manipulativos está cada vez mais presentes nas aulas de matemática em todos os níveis de ensino, apresentá-los aos acadêmicos das licenciaturas acaba produzindo um bom impacto em sua formação, mostrando aos mesmos como auxiliar seu futuros alunos na compreensão de um determinado assunto. No decorrer do desenvolvimento da monitoria, com o uso de materiais simples como: régua e compasso, até um mais sofisticado como o software Geogebra, podemos aplicar os conceitos adquiridos no decorrer da disciplina e por em prática algumas propriedades trabalhadas. Alguns alunos se sentem mais livres para fazer questionamentos simples, essas questões, os mesmo as julgam tolas e por este motivo se sentem acanhados para realizá-la no decorrer das aulas, o mesmo não ocorre na monitoria, os acadêmicos se sentem mais próximos e mais unidos para fazer qualquer questionamento e apresentar diferentes métodos de resolução para determinado conceito abordado. Deste modo há uma melhor absorção dos conteúdos trabalhados em sala, podendo ser notados em suas avaliações e desenvolvimento de algumas atividades propostas pela professora responsável. Todo o desenvolvimento do trabalho de monitoria gera ao acadêmico monitor uma rica experiência, proporcionando satisfação a cada resultado produtivo obtido pelos acadêmicos que frequentam a monitoria.