PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL (UEMS) DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA DO CURSO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Jonathan da Silva do Nascimento UEMS
  • Andrews Gabriel Baptista de Oliveira Santos UEMS
  • Helena Alessandra Scavazza Leme UEMS

Resumo

O  Programa  Institucional  de  Monitora  da  Universidade  Estadual  do  Mato  Grosso  do  Sul
(PIM-UEMS), é uma iniciativa da instituição com editais anuais  que tem como objetivo criar
um  espaço  de  atuação  no  âmbito  universitário  onde  os  alunos  que  possuem  mérito  e/ou
rendimento escolar satisfatório atuem como monitores, contribuindo para o aperfeiçoamento
do processo de ensino-aprendizagem, bem como para a interação entre alunos, professores e
técnicos,  procurando  realizar  procedimentos  acadêmicos  auxiliares  nos  processos  didáticopedagógicos,  sob  a  orientação  do  professor.  Este,  preferencialmente  lotado  em  Regime  de
Tempo  Integral  (TI),  referendado  e  acompanhado  pelo  Colegiado  de  Curso  de  modo  que
atenda  às  necessidades  institucionais  de  nivelamento  e  apoio  aos  acadêmicos  com
dificuldades de adaptação ou de acompanhamento dos conteúdos das disciplinas constantes de
sua  grade  curricular,  e  atenda  os  alunos  portadores  de  deficiência,  para  sua  melhor
ambientação no curso, garantindo o acompanhamento adequado das disciplinas constantes da
grade curricular. Cabe ao monitor cumprir a carga de oito (8) horas semanais, aonde esta pode
ser dividida para a preparação do mesmo e para o atendimento em sala de aula aos alunos que
necessitarem  no  contra  turno  do  horário  do  curso.  Os  bolsistas  são  do  período  2014,  da
disciplina  de  Geometria  Euclidiana  que  faz  parte  da  grade  do  primeiro  ano  do  curso  de
Matemática  da  UEMS/Unidade  de  Dourados,  e  nesse  primeiro  semestre,  além  da  interação
que já havia citado, tivemos a oportunidade rever e fixar alguns conteúdos que,  com o passar
do  tempo,  já  havíamos  perdido  o  contato,  uma  vez  que  a  professora  orientadora  nos
disponibiliza todo o material de ensino dela, bem como as listas de exercícios que irá aplicar
em sala, sendo assim, de modo que tenha eficiência em nossa assistência, é necessário que
haja  uma  revisão  dos  conteúdos  e  a  resolução  das  listas  de  exercícios,  para  posteriormente
expor aos alunos atendidos em sala. A principal dificuldade  que temos encontrados é a pouca
procura por parte dos alunos da disciplina, isso devido á conjectura social dos indivíduos, que
na maioria são moradores de outras  cidades  e dependem do transporte escolar  para a chegada
à instituição, e outros são trabalhadores que residem em nossa cidade, porém só tem o tempo
disponível para o cumprimento do horário de aula.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Nascimento, J. da S. do, Santos, A. G. B. de O., & Leme, H. A. S. (2015). PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL (UEMS) DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA DO CURSO DE MATEMÁTICA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/697

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)