A MONITORIA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Mayara Cristina Neves Abel
  • Eloisa Zambini Martins Alves
  • Ana Francisca Gomes Silva

Resumen

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. É entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação entre discente e docente e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas. A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior extrapola o caráter de obtenção de um título. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor. O presente trabalho relata a experiência de monitoriana disciplina de Química Geral e Experimental da primeira série do curso de Ciências Biológicas da unidade universitária de Mundo Novo e teve como objetivo oportunizar e aprofundar a aprendizagem tanto dos monitores como dos acadêmicos que participaram das atividades de monitoria. A metodologia aplicada foi baseada em estudos e na experiência adquirida pelos monitores durante o curso. As atividades realizadas foram basicamente resoluções de questões e o esclarecimento do conteúdo que já havia sido visto durante as aulas regulares, na sequência buscava-se junto com os alunos a resolução de problemas referentes àquele conteúdo estudado. As dúvidas foram sanadas em forma de diálogos e discussão coletiva ou individualmente, sendo essas atividades realizadas na biblioteca da Unidade ou em salas de aula. Com base nos resultados obtidos, pode-se observar que grande parte dos alunos que participaram da monitoria conseguiu acompanhar a maioria das atividades propostas, obtendo notas satisfatórias no decorrer da disciplina. Conclui-se que a experiência da monitoria enriqueceu a formação profissional dos monitores, promoveu maior integração entre o professor orientador e alunos monitores e contribuiu para o conhecimento dos conteúdos de Química Geral e Experimental pelos acadêmicos que buscaram essa modalidade de ensino em seus estudos.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Abel, M. C. N., Alves, E. Z. M., & Silva, A. F. G. (2016). A MONITORIA NO ENSINO DE QUÍMICA. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3503

Número

Sección

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artículos más leídos del mismo autor/a