PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
A Mitose é uma das fases do Ciclo Celular, através da qual as células eucarióticasdividem seus cromossomos entre duas células filhas. Este processo é dividido em quatro
etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. É um processo de divisão celular conservativa,
ou seja, a partir de uma célula inicial, originam-se duas células-filhas com a mesma
composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a
composição do DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação). Este processo
de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até
aos organismos unicelulares. Portanto, essa atividade teve como objetivo possibilitar aos
alunos a observação e identificação do comportamento dos cromossomos durante as
diferentes fases da mitose por meio da utilização de massas de modelar, estimulando-os dessa
forma, a estabelecer correlações entre o conteúdo teórico visto na sala de aula e a atividade
prática proposta. Sendo assim, foi realizada uma introdução teórica sobre a divisão celular
mitótica, e posteriormente os alunos confeccionaram os modelos representando as diferentes
fases da mitose por meio de massas de modelar. Observou-se que a maioria dos alunos tinha
dúvidas e apresentava noção errônea sobre certos conceitos, mas que os mesmos foram
sanados por meio da utilização desse modelo pedagógico. Concluindo dessa forma, que o emprego de aula prática com massa de modelar foi eficaz no processo de ensino-
aprendizagem.
Downloads
Published
2015-04-17
How to Cite
Vaini, J. O., Grisolia, A. B., Crispim, B. do A., Vaini, V. O., & Teixeira, T. Z. (2015). PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/831
Issue
Section
ARTIGOS