MONITORIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Gislaine Patrícia Sanábria Strohschei UEMS
  • Simone Aparecida da Silva UEMS
  • Débora de Barros Silveira UEMS

Abstract

A  monitoria é um Programa Institucional  vinculado  a Pró-Reitoria de Ensino que  seleciona
acadêmicos com rendimento satisfatório para que atuem junto a outros alunos, contribuindo
para  o  aperfeiçoamento  do  processo  de  ensino  e  de  aprendizagem.  Como  monitoras,  no
primeiro semestre de 2014, realizamos atividades de ensino auxiliares, atendendo aos alunos e
alunas  matriculadas  na  disciplina  “Metodologia  e  Fundamentos  da  Educação  Infantil”  que
apresentem  dificuldades  nas  aprendizagens  dos  conteúdos.  Nesse  ano ,  a  referida  disciplina
esta  sendo ofertada  na  modalidade  regular  e  pelo  Regime  Especial  de  Dependência  (RED).
Outro  objetivo  da  monitoria  é  aperfeiçoar  a  formação  acadêmica,  proporcionando  as
participantes à aquisição de novos conhecimentos e a habilidade de dialogar com os colegas
que  receberão  o  auxílio  por  meio  dessa  atividade.  Nesse  aspecto  é  possível  afirmar  que  as
experiências  tem  se  mostrado  muito  produtivas,  pois  a  oportunidade  de  reler  os  textos  da
disciplina,  explica-los  aos  colegas  de  curso  ou  ajudar  a  compreendê-los  por  meio  de
discussões e troca  de ideias têm nos proporcionado novos conhecimentos e a habilidades de
dialogar,  os  quais  são  extremamente  importantes  para  a  formação  docente.  Reler  os  textos,
conhecer outras  referencias  bibliográficas  sobre a temática Educação Infantil tem ampliado o
repertório de conhecimentos para a nossa formação acadêmica e a formação para a docência .
Pudemos  constatar que essas atividades tem nos proporcionado ampliação da capacidade de
leitura para as diferentes disciplinas, da capacidade de planejamento  das atividades de estágio
supervisionado e tem contribuído para o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de
Curso. Por meio dessas experiências estamos tendo a oportunidade de olhar a vida acadêmica
de outra perspectiva, de experimentarmos práticas que nos  aproximam da docência, a escolha
profissional que fizemos. Embora a docência não seja uma profissão valorizada como deveria
em  nossa  sociedade,  é  gratificante  fazer  parte  do  processo  de  aprendizagem  e  de
desenvolvimento das pessoas.

Published

2015-03-23

How to Cite

Strohschei, G. P. S., Silva, S. A. da, & Silveira, D. de B. (2015). MONITORIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/682

Issue

Section

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Most read articles by the same author(s)