MONITORIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
A monitoria é um Programa Institucional vinculado a Pró-Reitoria de Ensino que selecionaacadêmicos com rendimento satisfatório para que atuem junto a outros alunos, contribuindo
para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem. Como monitoras, no
primeiro semestre de 2014, realizamos atividades de ensino auxiliares, atendendo aos alunos e
alunas matriculadas na disciplina “Metodologia e Fundamentos da Educação Infantil” que
apresentem dificuldades nas aprendizagens dos conteúdos. Nesse ano , a referida disciplina
esta sendo ofertada na modalidade regular e pelo Regime Especial de Dependência (RED).
Outro objetivo da monitoria é aperfeiçoar a formação acadêmica, proporcionando as
participantes à aquisição de novos conhecimentos e a habilidade de dialogar com os colegas
que receberão o auxílio por meio dessa atividade. Nesse aspecto é possível afirmar que as
experiências tem se mostrado muito produtivas, pois a oportunidade de reler os textos da
disciplina, explica-los aos colegas de curso ou ajudar a compreendê-los por meio de
discussões e troca de ideias têm nos proporcionado novos conhecimentos e a habilidades de
dialogar, os quais são extremamente importantes para a formação docente. Reler os textos,
conhecer outras referencias bibliográficas sobre a temática Educação Infantil tem ampliado o
repertório de conhecimentos para a nossa formação acadêmica e a formação para a docência .
Pudemos constatar que essas atividades tem nos proporcionado ampliação da capacidade de
leitura para as diferentes disciplinas, da capacidade de planejamento das atividades de estágio
supervisionado e tem contribuído para o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de
Curso. Por meio dessas experiências estamos tendo a oportunidade de olhar a vida acadêmica
de outra perspectiva, de experimentarmos práticas que nos aproximam da docência, a escolha
profissional que fizemos. Embora a docência não seja uma profissão valorizada como deveria
em nossa sociedade, é gratificante fazer parte do processo de aprendizagem e de
desenvolvimento das pessoas.
Downloads
Published
2015-03-23
How to Cite
Strohschei, G. P. S., Silva, S. A. da, & Silveira, D. de B. (2015). MONITORIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/682
Issue
Section
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS