FORMAÇAO DOCENTE: A MONITORIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Gislaine Patricia Sanábria Strohschei
  • Débora de Barros Silveira

Resumo

A monitoria é um Programa Institucional vinculado a Pró-Reitoria de Ensino que seleciona discentes com rendimento satisfatório para que atuem junto a outros discentes, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem. No primeiro semestre de 2015, em uma proposta de monitoria, atuamos em atividades de ensino auxiliares, atendendo as alunas matriculadas na disciplina “Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil” no curso de Pedagogia. Atendemos as discentes que apresentavam dúvidas sobre as temáticas estudadas e/ou dificuldades na realização de atividades, pois, da carga horária total da disciplina, 20% é oferecida por meio de estudos orientados com o apoio de metodologias da educação à distância. Como parte das ações desenvolvidas na monitoria realizamos encontros presenciais e atendemos as discentes respondendo e-mails ou mensagens enviadas por meio de redes sociais. Outro objetivo da monitoria é o aperfeiçoamento da formação acadêmica da própria monitora, proporcionando à aquisição de novos conhecimentos e a habilidade de dialogar com os colegas que receberão o auxílio por meio desse programa da universidade. Nesse aspecto é possível relatar que as experiências tem se mostrado muito produtivas, pois a oportunidade de reler os textos da disciplina, sanar possíveis dúvidas das colegas de curso ou auxilia-las nas aprendizagens de temáticas de Educação Infantil por meio de discussões e troca de ideias têm nos proporcionado novos conhecimentos e a habilidades para dialogar, os quais são importantes para a formação docente. Ler referências bibliográficas diversas sobre Educação Infantil, conhecer instrumentos utilizados na Educação à Distância, auxiliar nos planejamentos de atividades tem ampliado o nosso repertório de conhecimentos, a nossa capacidade de leitura e contribuído para a formação para a docência. Por meio dessas experiências são produzidas várias oportunidades de olhar a formação inicial por outro prisma, experimentando práticas que nos aproximam da atividade docente, a escolha profissional que fizemos, e nos proporciona o sentimento de realização ao fazer parte do processo de aprendizagem de outras pessoas.

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Publicado

2016-04-05

Como Citar

Sanábria Strohschei, G. P., & Silveira, D. de B. (2016). FORMAÇAO DOCENTE: A MONITORIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2891

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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