DESENVOLVIMENTO POR MEIO DO ALUNO-MONITOR DAS DISCIPLINAS DE ORGÂNICA

Authors

  • Marcelo Vicente UEMS
  • Alex Haroldo Jeller UEMS

Abstract

O programa  de monitoria é uma iniciação à docência, em um trabalho conjunto entre
professor-monitor  dentro  de  uma  sala  de  aula  da  disciplina,  no  presente  caso,  a
disciplina  de  orgânica  I  e  II.  Ser  um  monitor,  antes  de  tudo,  é  ser  um  facilitador  do
aprendizado  em  sala  de  aula.  A  relação  ensino-aprendizagem  se  realiza  de  forma
especial e própria em cada sala de aula, em conjunto com os alunos e o professor.  Sua
preocupação e foco principal é a iniciação à docência, em um trabalho conjunto entre
professor-monitor dentro de uma sala de aula da referida, assim como uma possibilidade
de contato com a experiência de construção do ensino e de ser um agente construtor,
uma participação ativa   no processo de construção da universidade: de seus objetivos e
valores, tornando-se assim uma experiência de auxílio à relação professor-aluno em sala
de aula contribuindo para o  enriquecimento de currículo.  Através da monitoria cria-se
uma acessibilidade maior para dúvidas  e questionamentos ligados a matéria.  A  presente
monitoria  foi  realizada  de  forma  a  favorecer  a  maior  quantidade  de  alunos  possíveis,
sendo assim, através de acordo com os alunos criou-se um horário de atendimento que
vem  sendo  realizadas  desde  o  começo  de  abril  com  os  alunos  do  primeiro  ano  de
Química  Industrial,  funcionando  todas  as  segunda  e  quarta-feira  das  17  às  19  h.  De
maneira conclusiva, de fato, o contato aluno-monitor  favorece um entendimento maior,
já  que  contribui  para  o  conhecimento  não  só  do  aluno  das  disciplinas,  mas
principalmente do grupo ou indivíduo com o qual o monitor partilhar dúvidas e questões
de sala.

Published

2015-04-08

How to Cite

Vicente, M., & Jeller, A. H. (2015). DESENVOLVIMENTO POR MEIO DO ALUNO-MONITOR DAS DISCIPLINAS DE ORGÂNICA. ANAIS DO EGRAD, 1(4). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/652

Issue

Section

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA