ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE COMUNIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE IVINHEMA
Abstract
O Programa Institucional de Monitoria (PIM-UEMS) é desenvolvido pelo aluno-monitor com o acompanhamento do professor-orientador da disciplina. A proposta de monitoria objetiva disponibilizar um aluno que já tenha cursado a disciplina em questão para auxiliar os acadêmicos da série anterior a sua, que estão cursando a referida disciplina. No curso superior de licenciatura a monitoria pode ser considerada como prática de ensino, de certa forma contribuindo como uma iniciação a atividade docente. Esta interação com os alunos visa o desenvolvimento da aprendizagem e contribui para a melhoria do desempenho acadêmico no processo ensino/aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento da atividade de monitoria na disciplina de Ecologia de Comunidades e a contribuição que esta vem proporcionando aos discentes por ela contemplados. A referida disciplina está sendo oferecida aos alunos do segundo ano do curso de Ciências Biológicas da Unidade Universitária de Ivinhema da UEMS como uma disciplina anual, encontrando-se no momento em andamento. Foi disponibilizado um monitor, em horário estabelecido, para auxiliar o professor da disciplina a sanar as dúvidas dos acadêmicos em relação às aulas teóricas, bem como para auxiliar na pesquisa bibliográfica e elaboração de atividades extra-sala sempre sob a orientação e supervisão do professor responsável pela disciplina. No decorrer do ano letivo, o desempenho do aluno-monitor será acompanhado permanentemente por meio de reuniões semanais com o professor-orientador, para um relato das dúvidas e dificuldades que surgiram no que diz respeito ao plantão de dúvidas disponibilizado aos alunos, assim como para a programação e organização das atividades subsequentes. Além disso, no final da monitoria será aplicado um questionário aos alunos que estão cursando a disciplina, buscando-se avaliar a satisfação destes em relação a atuação do monitor e contribuição desta para a melhoria do rendimento dos acadêmicos. A discussão do conteúdo curricular em pequenos grupos, sem a formalidade do ambiente da sala de aula estimula o diálogo e consequentemente enriquece a aprendizagem. Esta interação discente é vista como complemento, breve revisão do mesmo conteúdo abordado e trabalhado em sala de aula pelo professor-orientador. O ensino universitário utilizando este processo de construção e transmissão horizontal do conhecimento em um curso de licenciatura enriquece e estimula ao mesmo tempo, construindo de forma sistematizada a formação do profissional docente.