A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS
Palavras-chave:
Ludicidade, Contação de histórias, LiteraturaResumo
A contação de histórias é recurso pedagógico que agrega valor social e afetivo ao dia-a-dia da Educação Infantil, promove o faz-de-conta e a imaginação, o desenvolvimento da linguagem, e o contato com diferentes portadores de textos e gêneros textuais. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), para crianças pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), possibilita a construção de relações e vínculos afetivos, a apropriação da sua identidade, o desenvolvimento das diferentes linguagens (corporal, rítmica, sinestésica, artística), a apropriação de diversas culturas e o desenvolvimento criativo, promovendo a aprendizagem e a ação infantil. Objetivos: Relatar experiências de contação de histórias para crianças de 2 a 3 anos desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Pedagogia, e refletir sobre a sua importância na rotina de um agrupamento de uma escola pública de Educação Infantil. Metodologia: Para conceituar contação de história e justificar a sua inserção na rotina da Educação Infantil foram realizados estudos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), do Referencial Curricular para a Educação Infantil (REME, SEMED-CGR,2020), e de pesquisas sobre o tema. Para compreender a rotina da Educação Infantil, foram realizadas observações participantes, entrevistas com a Equipe Pedagógica, análise do planejamento docente Os dados colhidos e/ou produzidos foram registrados em diário de bordo, filmagens e fotos, analisados e debatidos com a Professora regente/ Supervisora do PIBID e com a Coordenadora do Subprojeto. Os resultados subsidiaram a seleção de um conjunto de histórias e de estratégias de contação que compuseram parte das experiências docentes das pibidianas. Resultados e discussões: Constatamos que as interações das crianças com as histórias, livros e fantoches e outros recursos mudou qualitativamente de um mês para outro, o que talvez possa ser justificado pela familiaridade com os enredos, tipos de textos e estratégias de contação associadas ao desenvolvimento e aprendizagem. Após a análise dos documentos produzidos pelo Ministério da Educação, pela Secretaria Municipal e pela Equipe Pedagógica, percebemos que contação de histórias para crianças precisa ser uma ação planejada e fazer parte da rotina da Educação Infantil, para contribuir com o desenvolvimento da linguagem, as interaçõe sociais e de faz-de-conta como um meio de percepção de si e de suas preferências, assim como reconhecer o outro em vínculos afetivos. O contato com a literatura oral e com a literatura literária asseguram o acesso da criança à cultura, contribuem na ressignificação de suas relações com o meio, e no embarque para mundos imaginários. Os momentos de contação de história são lúdicos e podem ser aproveitados pela professora para avaliar o que a criança sabe e o que deseja saber. Conclusão: É importante que os momentos de contação de histórias sejam diários para que possam estimular o prazer pela leitura, a atenção, a escuta, a aquisição de novos conhecimentos vocabulário, e a criatividade.
Referências
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