LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO TURISMO (CIENTUR): ESPAÇO DE INTERAÇÃO, ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Maria das Graças de OLIVEIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Cristiane Fernandes da Silva LUNAS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Turismo, Projeto de Ensino, Estimulo aos Discentes

Resumo

Os projetos de ensino são essenciais para auxiliar no desenvolvimento das competencias e habilidades profissionais dos academicos de graduação. Pensando nisso, o presente projeto de ensino foi criado no âmbito do projeto principal que promove o uso e interação dos discentes do curso de turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, para dar suporte e promover ações que possam gerar o engajamento e interesse dos acadêmicos do curso de turismo. O espaço do laboratório fica localizado no mesmo andar da secretaria e salas de aula do curso, permitindo uma integração do espaço físico com os demais espaços utilizados pelos alunos. Seu uso se dá principalmente para estudos individual e em grupo, reuniões de orientação, aulas temáticas, treinamentos e elaboração de trabalhos. O espaço conta com doze computadores para uso dos discentes, televisor 55 polegadas, datashow, quadro branco, mesa de reuniões e armários e arquivos para guarda de materiais diversos. No âmbito do presente projeto de ensino, as ações desenvolvidas ao longo dos três meses e meio, desde que foi inciada a bolsa, foram no sentido de organizar e dar visibilidade ao espaço para os discentes. Nesse sentido, as ações principais da bolsista monitora foram: auxiliar nas ações e projetos desenvolvidos no laboratório; Inventário e organização do acervo; manutenção do espaço; e, disponibilização do espaço e dos materiais para os alunos. O presente projeto de ensino se estenderá até abril de 2025, e como próximas etapas pretende-se: montar uma exposição dos materiais de consulta para estimular o uso e leitura pelos alunos; realizar o inventário dos laboratórios; estimular a criação de grupos de estudo para aprimorar o desenvolvimento nas disciplinas; prestar atendimento aos alunos que tenham dificuldades com as disciplinas que não possuem monitores, principalmente nas disciplinas em formato EaD; colaborar e propor palestras, cursos e eventos no espaço. Além disso, para o pleno funcionamento do laboratório e para viabilizar seu uso pelos alunos, a bolsista o mantem aberto nas terças e quintas-feiras das dezesseis às dezenove horas, oferecendo suporte e orientação aos alunos durante seu uso. Os materiais e equipamentos pode ser emprestados para os alunos durante os dias designados, neste período os alunos têm acesso ao laboratório para realizar suas atividades acadêmicas, incluindo estudos trabalhos em grupos e pesquisas. Além disso o laboratório é mantido aberto para o uso adicional por parte dos alunos do curso de turismo que desejam estudar, fazer leituras ou realizar outras atividades acadêmicas fora dos horários estipulados. Durante o período de atendimento também é oferecido auxílio para os alunos que possuem dúvidas sobre o conteúdo ou enfrentar outras questões acadêmicas na medida do possível. Esse suporte visa garantir que os alunos possa maximizar seus aprendizados e aproveitamento dos recursos disponíveis. Embora com pouco tempo de andamento do projeto, percebe-se que já foram realizadas importantes ações para o estimulo do uso do espaço e auxílio dos alunos do curso de turismo. Entende-se a importancia do promover o uso desse espaço físico do curso que é dedicado a projeto sociais, econômicos ambientais e culturais , para promover a integração entre os alunos, professores e também a comunidade externa. O projeto do laboratório de ciências do Turismo visa disponibilizar um espaço essencial para o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas em turismo, integrando projetos acadêmicos de pesquisa, ensino e extensão onde a metodologia tem um suporte continuo através das bolsas de monitoria assegurando o comprimento dos objetivos estabelecidos, mantendo o laboratório como ambiente dinâmico de estudo e apoio aos alunos e professores.

Biografia do Autor

Maria das Graças de OLIVEIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados

Maria Cristiane Fernandes da Silva LUNAS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados. Bacharel em Turismo com ênfase em ambientes naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera - Uniderp

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

de OLIVEIRA, M. das G., & Fernandes da Silva LUNAS, M. C. (2024). LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO TURISMO (CIENTUR): ESPAÇO DE INTERAÇÃO, ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9885

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS