LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO TURISMO (CIENTUR): ESPAÇO DE INTERAÇÃO, ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Turismo, Projeto de Ensino, Estimulo aos DiscentesResumo
Os projetos de ensino são essenciais para auxiliar no desenvolvimento das competencias e habilidades profissionais dos academicos de graduação. Pensando nisso, o presente projeto de ensino foi criado no âmbito do projeto principal que promove o uso e interação dos discentes do curso de turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, para dar suporte e promover ações que possam gerar o engajamento e interesse dos acadêmicos do curso de turismo. O espaço do laboratório fica localizado no mesmo andar da secretaria e salas de aula do curso, permitindo uma integração do espaço físico com os demais espaços utilizados pelos alunos. Seu uso se dá principalmente para estudos individual e em grupo, reuniões de orientação, aulas temáticas, treinamentos e elaboração de trabalhos. O espaço conta com doze computadores para uso dos discentes, televisor 55 polegadas, datashow, quadro branco, mesa de reuniões e armários e arquivos para guarda de materiais diversos. No âmbito do presente projeto de ensino, as ações desenvolvidas ao longo dos três meses e meio, desde que foi inciada a bolsa, foram no sentido de organizar e dar visibilidade ao espaço para os discentes. Nesse sentido, as ações principais da bolsista monitora foram: auxiliar nas ações e projetos desenvolvidos no laboratório; Inventário e organização do acervo; manutenção do espaço; e, disponibilização do espaço e dos materiais para os alunos. O presente projeto de ensino se estenderá até abril de 2025, e como próximas etapas pretende-se: montar uma exposição dos materiais de consulta para estimular o uso e leitura pelos alunos; realizar o inventário dos laboratórios; estimular a criação de grupos de estudo para aprimorar o desenvolvimento nas disciplinas; prestar atendimento aos alunos que tenham dificuldades com as disciplinas que não possuem monitores, principalmente nas disciplinas em formato EaD; colaborar e propor palestras, cursos e eventos no espaço. Além disso, para o pleno funcionamento do laboratório e para viabilizar seu uso pelos alunos, a bolsista o mantem aberto nas terças e quintas-feiras das dezesseis às dezenove horas, oferecendo suporte e orientação aos alunos durante seu uso. Os materiais e equipamentos pode ser emprestados para os alunos durante os dias designados, neste período os alunos têm acesso ao laboratório para realizar suas atividades acadêmicas, incluindo estudos trabalhos em grupos e pesquisas. Além disso o laboratório é mantido aberto para o uso adicional por parte dos alunos do curso de turismo que desejam estudar, fazer leituras ou realizar outras atividades acadêmicas fora dos horários estipulados. Durante o período de atendimento também é oferecido auxílio para os alunos que possuem dúvidas sobre o conteúdo ou enfrentar outras questões acadêmicas na medida do possível. Esse suporte visa garantir que os alunos possa maximizar seus aprendizados e aproveitamento dos recursos disponíveis. Embora com pouco tempo de andamento do projeto, percebe-se que já foram realizadas importantes ações para o estimulo do uso do espaço e auxílio dos alunos do curso de turismo. Entende-se a importancia do promover o uso desse espaço físico do curso que é dedicado a projeto sociais, econômicos ambientais e culturais , para promover a integração entre os alunos, professores e também a comunidade externa. O projeto do laboratório de ciências do Turismo visa disponibilizar um espaço essencial para o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas em turismo, integrando projetos acadêmicos de pesquisa, ensino e extensão onde a metodologia tem um suporte continuo através das bolsas de monitoria assegurando o comprimento dos objetivos estabelecidos, mantendo o laboratório como ambiente dinâmico de estudo e apoio aos alunos e professores.
Referências
Sem referências.