A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA TURISMO E PATRIMÔNIOS I

Autores

  • Danieli Tatim Szepanhuk Acadêmica do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados. Bolsista do Programa de Monitoria da UEMS
  • Camila de Brito Quadros Docente do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Dourados. Disciplina: Turismo e Patrimônios I

Palavras-chave:

Patrimônio, Monitoria, Turismo

Resumo

A proposta da monitoria destina-se à interação entre estudante-monitor e acadêmicos, sob a orientação do professor com os estudos direcionados, nesse caso, para a disciplina de Turismo e Patrimônios I do curso de Turismo UEMS/Dourados. A monitoria não é apenas uma ferramenta importante para os professores, mas também para os discentes. Ela permite que os estudantes interajam e ajudem uns aos outros a entender os objetivos do professor relacionados a determinado assunto. O objetivo geral do Programa Institucional de Monitoria é incorporar a supervisão do estudante ao processo, enquanto o ensino e a aprendizagem fornecem metodologias necessárias para que outros alunos se aprimorem e troquem experiências em seus estudos, além de auxiliar os professores no dia a dia do ensino. Os objetivos específicos incluem um tempo definido para responder às perguntas e dúvidas dos estudantes, monitorar o conteúdo, disciplinar e demonstrar os resultados da experiência de monitoramento nas atividades da disciplina e apresentar os resultados em eventos científicos, como no ENEPEX. Com relação à metodologia aplicada, os atendimentos ficaram disponíveis em dias e horários acordados entre monitora e discentes da disciplina, sendo realizados pelo Whatsapp e Google Meet, durante o 1o semestre letivo de 2021. A monitoria foi ofertada de forma condensada entre os dias 24/5 a 4/7/2021 remotamente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou as aulas serem presenciais. Ressalta-se que a oferta da disciplina foi realizada de forma modular. As atividades foram realizadas via plataforma Moodle (na qual os textos, as atividades e as aulas gravadas ficaram disponíveis) e os encontros síncronos foram realizados via plataforma Google Meet. O conteúdo programado para a disciplina de Turismo e Patrimônios I foi dividido em cinco módulos, sendo: Patrimônios: conceituação e abordagens gerais; O Estado e a preservação dos bens culturais; Educação Patrimonial e Turismo; Turismo Cultural e Museus e Turismo. Os atendimentos de monitoria foram focados em complementar o conteúdo relacionado ao patrimônio cultural e à transformação conceitual de produtos culturais com características tangíveis e intangíveis e seu potencial para desenvolver atividades turísticas, para entender o patrimônio como produtos/atrações turísticas culturais, para proteger a identidade, e a autenticidade da comunidade e tradições locais, bem como a contextualização dos museus e da legislação patrimonial. A troca de conhecimentos entre estudante-monitor, estudantes monitorados e docente orientador possibilitou a aplicação e desenvolvimento de novas formas de ensino- aprendizagem, aumentou a interação social acadêmica e agregou novas experiências pessoais e profissionais.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Tatim Szepanhuk, D., & de Brito Quadros, C. (2021). A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA TURISMO E PATRIMÔNIOS I. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8212

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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