EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA COM UMA CRIANÇA DE DOURADOS (MS) VIVENDO EM TACURU NOS MOMENTO DA PANDEMIA

Autores

  • Ana Cristina da Silva Rocha UEMS
  • Marines Daniel Porto UEMS
  • Nair Santos Silva SEMED
  • Giana Amaral Yamin UEMS

Palavras-chave:

formação de professores, linguagens, Residência Pedagógica

Resumo

O trabalho, protagonizado pelo Programa Residência Pedagógica (Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) desenvolveu ações com uma criança, de três anos de idade, de um centro de educação infantil de Dourados (MS), contudo, residente no Distrito de Tacuru (200 km) no momento da pandemia. Objetivando estabelecer vínculos e garantir o direto de Carlos Daniel de participar de experiências com linguagens e minimizar o período de isolamento social, construiu-se um projeto direcionado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A metodologia abarcou a participação da criança em contações de histórias no formato virtual, oportunidade para formação de vínculos com a professora e com as crianças da turma, seguida do envio de um Kit de proposições e materiais para sua casa (transportado pela ambulância da secretaria de saúde) para favorecer que ela interagisse em encontros síncronos. Por meio da Plataforma MEET, as estudantes mediaram as vivências enviadas ao menino, voltadas às artes visuais, cujo processo de descobertas foi registrado em relatórios. Como resultado, as professoras em formação vivenciaram momentos de ensino aprendizagem que as possibilitarem refletir a docência, apesar de estarem em um momento que as obrigou a atuar remotamente sem conhecer uma instituição de Educação Infantil. Aprenderam a construir um olhar sensível à criança e à sua realidade, estabeleceram a escuta atenta, enxergaram o menino como um ser que pensa, sente, se expressa de várias formas utilizando diversas linguagens. Com as vivências ampliou-se o repertorio da criança - por meio da pintura, do desenho, da contação de história, da música e da dança. Favoreceu-se a experimentação com materiais estruturados e não estruturados, com total envolvimento da família.

Referências

Sem referências

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

da Silva Rocha, A. C., Porto, M. D., Santos Silva, N., & Amaral Yamin, G. (2021). EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA COM UMA CRIANÇA DE DOURADOS (MS) VIVENDO EM TACURU NOS MOMENTO DA PANDEMIA. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8210

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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