A RELEITURA DE CONTOS CLÁSSICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19, PIBID/PEDAGOGIA, CAMPO GRANDE, MS

Autores

  • Dafiny de Souza Moura UEMS
  • Kezia Costa Vargas UEMS

Palavras-chave:

Leitura, Ensino Fundamental, Pibid

Resumo

Esta comunicação visa apresentar os resultados parciais das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, realizadas em uma escola pública de Campo Grande em MS, com o tema releitura de contos clássicos da literatura infantil, a fim de desenvolver o hábito da leitura na infância. Na etapa inicial da proposta foram elaboradas as atividades avaliativas a partir das obras selecionadas de José Roberto Torero, contudo conforme as orientações e a fim de implementar a atividade de maneira remota foi necessário readequar as avaliações e os livros escolhidos, visando contribuir com o desempenho dos estudantes. Dessa perspectiva, a proposta buscou incentivar a leitura desde a infância com a finalidade de envolver os estudantes para desenvolverem suas habilidades leitoras constituindo-se cidadãos críticos, considerando que esse propósito ajudará no aperfeiçoamento da fala e da escrita das crianças. Dessa forma, planejamos as atividades baseadas no Referencial Curricular Circunstancial produzido pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, em 2021. A perspectiva adotada nas avaliações foi a análise interpretariva produzidas pelas crianças ao responderem as questões, valorizando as suas percepções e visões de mundo. Em razão da pandemia do Covid-19 e por medidas de biosegurança, o ensino está sendo realizado por meio de aulas on-line, com a resolução dos exercicios no Caderno de atividades e o envio de materiais por meio dos aplicativos digitais como Facebook e Whatsapp. No entanto, não obtivemos o rendimento esperado, pois grande parte dos estudantes não conseguiram acessar as atividades, consequentemente não respondê-las, aspecto que dificultou a compreensão do processo de ensino e aprendizagem, tanto para as acadêmicas Pibidianas quanto para os estudantes. Os resultados evidenciam que os estudantes, não tiveram dificuldades, pois compreenderam as histórias e os conteúdos inseridos nas questões. É possível afirmar que se esse trabalho fosse realizado presencialmente seria mais proveitoso e viabilizaria as crianças entrarem em contato com os livros, entretanto os estudantes que realizaram as atividades reservaram tempo para ler o conto indicado, a assistência dos pais em casa foi fundamental para que a devolutiva da aprendizagem ocorresse, isso favorece o interesse e o envolvimento das crianças aspecto de extrema relevância, para nós futuras profissionais de educação. Estamos cientes que as dificuldades e as reestruturações estão presentes durante todo o processo educativo da criança e do professor, portanto fará parte do cotidiano das instituições escolares.

Referências

Sem referências

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

de Souza Moura, D., & Costa Vargas, K. (2021). A RELEITURA DE CONTOS CLÁSSICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19, PIBID/PEDAGOGIA, CAMPO GRANDE, MS. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8200

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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