EXPERIÈNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID

Autores

  • Ana Flávia Gomes Figueiredo Cardoso UEMS
  • Ivanilza de Souza Veríssimo UEMS
  • Eliane Terezinha Tulio Ferronatto UEMS

Palavras-chave:

Crianças, Aprendizado, Estimulação

Resumo

O relatório a seguir tem por finalidade, demonstrar um pouco de como está sendo desenvolvido o processo de apoio pedagógico escolar, de duas bolsista do PIBID, estudantes do primeiro ano do Curso de pedagogia da UEMS, unidade de Maracaju/MS. Com base nas teorias que são aplicadas durante o curso, na prática, vamos interiorizando e compreendendo melhor como se dá esse processo de ensino e aprendizagem com os alunos da ESCOLA MUNICIPAL EDUCAR PARA CRESCER, situada em Maracaju/MS, que atende crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Nosso apoio se dá com as crianças com mais dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita. De modo que possamos ajuda-los na evolução escolar, e de certa forma podemos aprender a lidar com as particularidades de cada individuo, compreendendo que cada criança tem sua maneira própria de aprender, de modo que não o prejudique, e sim que facilite a compreender melhor os conteudos que tenham mais dificuldade. Nesse relato de experiência vivida através do Pibid no primeiro semestre de 2023, vivenciamos momentos de expectativa e entusiasmo. Com orientação e apoio da coordenadora, professora Eliane Ferronatto e da supervisora escolar Angeluce Maykot, que têm sido fundamentais para nossa experiência. O contexto vivido dentro da sala, nos trouxe contribuiçóes esclarecedoras, proporcionando aprendizado e noção dessa convivência entre o aluno e professor, refletindo horizontes no início da formação do curso de pedagogia na UEMS de Maracaju. Enfatizamos a importância do Pibid, que vem nos proporcionando a experiência desde já de poder estar no âmbito escolar, desenvolvendo o aprendizado. Compreendendo que cada criança tem suas peculiaridades, e para tanto a importnaica de estar incentivando e respeitando o seu tempo de aprendizado. O trabalho vem sendo desenvolvido de acordo com a necessidade de cada criança. A princípio iniciamos o reforço ao alfabeto e as famílias silábicas. A escola passou por reformas, e então as crianças ficaram um período afastados da sala de aula, para tanto, após uma reunião decidimos que seria mais proveitoso auxiliar como um apoio pedagógicos dentro da sala de aula, em apoio a criança e o docente. E tem sido uma experiência incrível todos os dias. Aprendemos coisas novas, como por exemplo: como o professor trabalha em sala, como atende as crianças que tem mais dificuldades, e as crianças que também apresentam distúrbios neurológicos. E a cada semana vamos aprendendo mais, com mais amor por essa profissão que forma tantas outras profissões.

Biografia do Autor

Ana Flávia Gomes Figueiredo Cardoso, UEMS

Academica/bolsista do PIBID, curso de Pedagogia, UEMS, Maracaju/MS

Ivanilza de Souza Veríssimo, UEMS

Academica/bolsista do PIBID, curso de Pedagogia, UEMS, Maracaju/MS

Eliane Terezinha Tulio Ferronatto, UEMS

Coordenadora do PIBID, professora do curso de Pedagogia, UEMS, Maracaju/MS.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-02-02

Como Citar

Gomes Figueiredo Cardoso, A. F., de Souza Veríssimo, I., & Tulio Ferronatto, E. T. (2024). EXPERIÈNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9643

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.