MATEMÁTICA E GEOGRAFIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Experiência Didática, Residência Pedagógica, Intersecção EducativaResumo
O presente trabalho de ensino trata-se da experiência didática nas disciplinas de Matemática e Geografia com intervenções realizadas em uma Escola Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, direcionadas a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do nível inicial II. O diálogo interposto visa apresentar os resultados parciais do projeto desenvolvido por intermédio do Programa de Residência Pedagógica desenvolvido no primeiro semestre de 2023 com as disciplinas de Matemática e Geografia, pelos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, interligados com a Alfabetização e Letramento, dessa forma, foram lecionados tais eixos temáticos: elementos constitutivos dos mapas, impactos das atividades humanas, produção, circulação e consumo, propriedade da igualdade e noção de equivalência e figuras geométricas planas e espaciais. As intervenções em sala de aula ocorrem quinzenalmente, sendo intervaladas entre os discentes que desenvolvem a proposta de ensino, nos demais dias ocorrendo as leituras, análises das atividades desenvolvidas e reelaboração dos planejamentos dialogando com a realidade dos estudantes. Assim, a pesquisa tem como objetivo oferecer mecanismos que permitam os estudantes compreender a importância do Ensino de Matemática e Geografia com a intersecção da Alfabetização e Letramento, desse modo, construir possibilidades capazes de trabalhar o senso crítico dos estudantes, os conhecimentos voltados para o campo pedagógico, proporcionando o desenvolvimento da autonomia dos discentes, fazendo-os cidadãos mais ativos e críticos do meio no qual estão inseridos. O processo metodológico é apresentado com aulas teóricas e práticas, como apresentação de cartazes, confecções de figuras geométricas planas e espaciais, exposição de filmes e vídeos, leitura de mapas entre outras atividades que contemplem a escrita e leitura contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em primeiro momento discorrermos sobre nossa participação nas aulas e formação dos planejamentos, assim como pontuaremos os avanços dos estudantes e os desafios postos no decorrer de nossa experiencia com a Residência Pedagógica. Consideramos os resultados parciais, pois o projeto ainda não foi finalizado na instituição, apresentamos como a educação formal é interseccionada com as vivências dos estudantes jovens e adultos, demonstramos como os eixos temáticos de Geografia e Matemática são interligados com a Alfabetização meio que permite os mesmos a fazerem parte da sociedade com um olhar crítico.
Referências
Sem referências