MATEMÁTICA E GEOGRAFIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Dafiny de Souza Moura UEMS
  • Hudson Daniel Lima de Almeida UEMS
  • Paola Santos Martins UEMS
  • Érika Porceli Alaniz UEMS
  • Ana Paula Pereira de Carvalho UEMS

Palavras-chave:

Experiência Didática, Residência Pedagógica, Intersecção Educativa

Resumo

O presente trabalho de ensino trata-se da experiência didática nas disciplinas de Matemática e Geografia com intervenções realizadas em uma Escola Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, direcionadas a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do nível inicial II. O diálogo interposto visa apresentar os resultados parciais do projeto desenvolvido por intermédio do Programa de Residência Pedagógica desenvolvido no primeiro semestre de 2023 com as disciplinas de Matemática e Geografia, pelos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, interligados com a Alfabetização e Letramento, dessa forma, foram lecionados tais eixos temáticos: elementos constitutivos dos mapas, impactos das atividades humanas, produção, circulação e consumo, propriedade da igualdade e noção de equivalência e figuras geométricas planas e espaciais. As intervenções em sala de aula ocorrem quinzenalmente, sendo intervaladas entre os discentes que desenvolvem a proposta de ensino, nos demais dias ocorrendo as leituras, análises das atividades desenvolvidas e reelaboração dos planejamentos dialogando com a realidade dos estudantes. Assim, a pesquisa tem como objetivo oferecer mecanismos que permitam os estudantes compreender a importância do Ensino de Matemática e Geografia com a intersecção da Alfabetização e Letramento, desse modo, construir possibilidades capazes de trabalhar o senso crítico dos estudantes, os conhecimentos voltados para o campo pedagógico, proporcionando o desenvolvimento da autonomia dos discentes, fazendo-os cidadãos mais ativos e críticos do meio no qual estão inseridos. O processo metodológico é apresentado com aulas teóricas e práticas, como apresentação de cartazes, confecções de figuras geométricas planas e espaciais, exposição de filmes e vídeos, leitura de mapas entre outras atividades que contemplem a escrita e leitura contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em primeiro momento discorrermos sobre nossa participação nas aulas e formação dos planejamentos, assim como pontuaremos os avanços dos estudantes e os desafios postos no decorrer de nossa experiencia com a Residência Pedagógica. Consideramos os resultados parciais, pois o projeto ainda não foi finalizado na instituição, apresentamos como a educação formal é interseccionada com as vivências dos estudantes jovens e adultos, demonstramos como os eixos temáticos de Geografia e Matemática são interligados com a Alfabetização meio que permite os mesmos a fazerem parte da sociedade com um olhar crítico.

Biografia do Autor

Dafiny de Souza Moura, UEMS

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande

Hudson Daniel Lima de Almeida, UEMS

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande

Paola Santos Martins, UEMS

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande

Érika Porceli Alaniz, UEMS

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande

Ana Paula Pereira de Carvalho, UEMS

Docente da turma de Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Campo Grande

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

de Souza Moura, D., Lima de Almeida, H. D., Santos Martins, P., Porceli Alaniz, Érika, & Pereira de Carvalho, A. P. (2024). MATEMÁTICA E GEOGRAFIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9607

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS