PROJETO FEIRA DA LEITURA

Autores

  • Ana Lúcia Silveira
  • Angélica Rosa do Nascimento Machado
  • Camila Esteliane da Silva
  • Danilo Ferreira da Silva
  • Wisley Abner Silva de Lima
  • Telma de Souza Garcia Grande

Resumo

O projeto “Feira da Leitura” foi desenvolvido na Escola Estadual São José com a turma do 9ª ano
A, matutino, incentivando à leitura e ocorreu no período de agosto a dezembro de 2018,
estimulando o prazer no ato de ler. Depois de observar em sala que muitos alunos leem pouco ou
quase nada e muitos decodificam as palavras sem a preocupação de entender o que estão lendo. Este
projeto motivou os alunos a perceberem que o contato com o livro é importante para adquirir
conhecimento e desenvolver o senso crítico. O livro é uma ferramenta que proporciona ao leitor
conhecer vários lugares, entrar no mundo da fantasia e da realidade, levando ao leitor a questionar o
mundo que o rodeia, assim como a si próprio. A leitura nos faz ver o mundo com um olhar
transformador, proporciona ao ser humano a capacidade de ver e sentir a realidade com um olhar
mais crítico permitindo ao leitor uma interatividade com a sua existência concreta e objetiva, uma
vez que somos transportados ao mundo das histórias vivenciando os fatos, as ações e as emoções
sentidas pelos personagens. Essas percepções sobre o ato de ler foram contempladas por alunos do
ensino fundamental I, Ensino fundamental II e Ensino Médio, por meio do projeto “Feira do livro”
que desenvolveu atividades de levar os alunos a biblioteca da escola para identificarem vários
gêneros textuais como gibis, revistas, livros juvenis e literários. Após esta etapa de leituras,
dividimos atividades para serem apresentadas em um dia especial para apresentação do projeto a
toda escola. Os alunos do Ensino Fundamental I prepararam a encenação da música “Dança dos
Livros”, da autora Ana Maria Machado, tivemos a participação de um pibidiano tocando a música
“Aquarela” do músico Toquinho e os demais pibidianos contribuíram com frases de incentivo à
leitura, espalhadas pelo local e lidas pelos alunos do ensino Fundamental II e Ensino Médio que
visitaram os estandes identificadas por gêneros textuais. Neste dia também foi possível presenciar
alguns alunos sentados no chão lendo para outros, assistindo as apresentações. O projeto cumpriu
seu propósito de incentivar a leitura e levar os alunos a identificarem diferentes gêneros textuais,
além de estimular o senso crítico e desenvoltura em colocá-los em prática.

Downloads

Publicado

26/11/2019

Como Citar

Silveira, A. L., Machado, A. R. do N., Silva, C. E. da, Silva, D. F. da, Lima, W. A. S. de, & Grande, T. de S. G. (2019). PROJETO FEIRA DA LEITURA. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/6013

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)