ALTURA DE FOGUETES LANÇADOS POR ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CASSILÂNDIA-MS
Resumo
Foguetes são máquinas que se deslocam disparando pela parte traseira um fluxo de gás em altavelocidade. São constituídos por um motor de propulsão por reação e uma carga útil. Os foguetes
têm sido importantes para o desenvolvimento da ciência, pois por meio deles é possível fazer
descobertas no espaço. Neste trabalho relata-se sobre o lançamento de foguetes por alunos do
primeiro ano do ensino Médio da Escola Estadual São José em Cassilândia/MS, conduzido por dois
acadêmicos do Curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, bolsistas do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), orientados por supervisores e coordenadores do PIBID. A
ação teve como objetivo lançar alguns foguetes e calcular a altura atingida em cada lançamento,
para que os alunos pudessem utilizar a matemática em uma situação prática. Para viabilizar a ação,
os acadêmicos apresentaram aos alunos, por meio de slides, como seria realizado o processo de
montagem dos foguetes e que para essa montagem precisariam de duas garrafas pets de refrigerante
de dois litros sem cintura. A base de lançamento foi construída pelos acadêmicos com canos de
PVC, com ângulo de 90 graus, com o intuito dos foguetes atingirem maior altura. A forma de
combustível utilizada foi bicarbonato de sódio (NaHCO3, um sal que envolve cloreto de sódio,
amônia e gás carbônico) e o vinagre (H3CCOOH, um ácido orgânico), pois quando essas
substâncias se misturam geram instantaneamente gás carbônico (CO2) que pressuriza o foguete.
Para o lançamento inseriu-se na base o foguete com o combustível, esperou-se um tempo de
aproximadamente 10 segundos para a reação das substâncias, depois contou-se 10 segundos
regressivamente, puxou-se o gatilho que permitiu que o foguete se desprendesse da base e
cronometrou-se o tempo em que ele gastou depois que se soltou da base até o momento em que ele
tocou o solo. A partir disso, cada aluno fez os cálculos para descobrirem a altura que seu foguete
alcançou. Utilizando os dados extraídos do lançamento do foguete, (tempo entre o lançamento do
foguete até a aterrissagem dividido por), levando em conta o valor da gravidade (“”) igual a, os
alunos utilizaram a fórmula para obter a altura, que o foguete alcançou. Ao todo foram lançados 5
foguetes. Desses, o que teve maior tempo de voo foi o que demorou segundos para retornar ao solo.
Dividindo por, obtém-se, logo a maior altura atingida pelos foguetes foi. Assim, por meio dessa
ação, os alunos puderam aplicar a matemática em uma situação prática e ver a importância dessa
ciência que foi utilizada desde a construção da base de lançamento dos foguetes até o cálculo das
alturas atingidas.
Downloads
Publicado
2019-10-31
Como Citar
Assis, P. H. S., Machado, P. H. de O., Longo, G. D. de O., Lamblem, R. L., & Araújo, I. C. de. (2019). ALTURA DE FOGUETES LANÇADOS POR ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CASSILÂNDIA-MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5961
Edição
Seção
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA