ALTURA DE FOGUETES LANÇADOS POR ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CASSILÂNDIA-MS

Autores

  • Pedro Henrique Silva Assis
  • Pedro Higor de Oliveira Machado
  • Genivaldo Donizete de Oliveira Longo
  • Regina Litz Lamblem
  • Irene Coelho de Araújo

Resumo

Foguetes são máquinas que se deslocam disparando pela parte traseira um fluxo de gás em alta
velocidade. São constituídos por um motor de propulsão por reação e uma carga útil. Os foguetes
têm sido importantes para o desenvolvimento da ciência, pois por meio deles é possível fazer
descobertas no espaço. Neste trabalho relata-se sobre o lançamento de foguetes por alunos do
primeiro ano do ensino Médio da Escola Estadual São José em Cassilândia/MS, conduzido por dois
acadêmicos do Curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, bolsistas do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), orientados por supervisores e coordenadores do PIBID. A
ação teve como objetivo lançar alguns foguetes e calcular a altura atingida em cada lançamento,
para que os alunos pudessem utilizar a matemática em uma situação prática. Para viabilizar a ação,
os acadêmicos apresentaram aos alunos, por meio de slides, como seria realizado o processo de
montagem dos foguetes e que para essa montagem precisariam de duas garrafas pets de refrigerante
de dois litros sem cintura. A base de lançamento foi construída pelos acadêmicos com canos de
PVC, com ângulo de 90 graus, com o intuito dos foguetes atingirem maior altura. A forma de
combustível utilizada foi bicarbonato de sódio (NaHCO3, um sal que envolve cloreto de sódio,
amônia e gás carbônico) e o vinagre (H3CCOOH, um ácido orgânico), pois quando essas
substâncias se misturam geram instantaneamente gás carbônico (CO2) que pressuriza o foguete.
Para o lançamento inseriu-se na base o foguete com o combustível, esperou-se um tempo de
aproximadamente 10 segundos para a reação das substâncias, depois contou-se 10 segundos
regressivamente, puxou-se o gatilho que permitiu que o foguete se desprendesse da base e
cronometrou-se o tempo em que ele gastou depois que se soltou da base até o momento em que ele
tocou o solo. A partir disso, cada aluno fez os cálculos para descobrirem a altura que seu foguete
alcançou. Utilizando os dados extraídos do lançamento do foguete, (tempo entre o lançamento do
foguete até a aterrissagem dividido por), levando em conta o valor da gravidade (“”) igual a, os
alunos utilizaram a fórmula para obter a altura, que o foguete alcançou. Ao todo foram lançados 5
foguetes. Desses, o que teve maior tempo de voo foi o que demorou segundos para retornar ao solo.
Dividindo por, obtém-se, logo a maior altura atingida pelos foguetes foi. Assim, por meio dessa
ação, os alunos puderam aplicar a matemática em uma situação prática e ver a importância dessa
ciência que foi utilizada desde a construção da base de lançamento dos foguetes até o cálculo das
alturas atingidas.

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Publicado

31/10/2019

Como Citar

Assis, P. H. S., Machado, P. H. de O., Longo, G. D. de O., Lamblem, R. L., & Araújo, I. C. de. (2019). ALTURA DE FOGUETES LANÇADOS POR ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CASSILÂNDIA-MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5961

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

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