A CONSTRUÇÃO DO TRANGRAM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CASSILÂNDIA-MS
Resumo
O tangram é um quebra cabeça chinês, formado por um conjunto de figuras geométricas,normalmente sendo no total 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio,
1 quadrado e 1 paralelogramo. Historiadores estimam que este jogo tenha surgido na China durante
a dinastia Song (960 – 1279 d.C), e que neste período, os chineses usavam o tangram para fazer
testes de inteligência em humanos. Neste trabalho relatamos sobre uma aula que envolveu a
utilização do tangram para o ensino e para a aprendizagem da matemática, conduzida por dois
acadêmicos do Curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, bolsistas do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e orientada por supervisores e coordenadores do PIBID. Os
objetivos dessa aula foram desenvolver uma recreação envolvendo conceitos matemáticos,
despertar o interesse dos alunos pela matemática, mostrar aos estudantes que a matemática está
presente em momentos de recreação. A aula teve duração de aproximadamente 50 minutos, horário
de aula do professor da disciplina de Matemática, supervisor do PIBID, e teve a participação de
todos os estudantes de uma turma do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual São José de
Cassilândia/MS. A aula foi desenvolvida em 4 etapas. Na primeira etapa perguntamos aos alunos se
eles conheciam o tangram e contamos duas das lendas que existem sobre esse quebra cabeça, sendo
elas: O Mensageiro e o Imperador e O discípulo e o Mestre. Na segunda apresentamos o tangram e
discutimos com os alunos sobre as características e geometria de cada peça e conceitos matemáticos
envolvidos (vértices, soma dos ângulos, segmentos de retas, congruência de segmentos). Na terceira
etapa, conduzimos os alunos na construção de um tangram, a partir de dobradura e recorte de uma
folha de papel sulfite A4. Na quarta etapa desafiamos os alunos a encaixarem as peças do tangram
de modo que obtivessem um quadrado com as sete peças recortadas. Os alunos disseram que não
conheciam o tangram. Por um lado esse fato foi favorável, pois como esse quebra cabeça era
novidade para todos os alunos, então parece que se interessaram em conhecê-lo. Por outro lado,
pelo fato do tangram ser novidade para eles, investimos mais tempo do que o planejado explorando
as características das peças, e, os alunos necessitaram de mais tempo do que o previsto para fazerem
a dobradura, recorte e construção do trangram, o que repercutiu no desenvolvimento da última
etapa. Sendo assim, dentro do tempo restante da aula, somente alguns alunos conseguiram
completar o desafio de montar o quadrado com as sete peças, e, finalizamos a aula fazendo um
desenho do trangram na lousa e explicando o passo a passo de como unir as peças para montar o
quadrado.
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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Ferreira, W. H. G., Silveira, G. B., Longo, G. D. de, Lamblem, R. L., & Araújo, I. C. de. (2019). A CONSTRUÇÃO DO TRANGRAM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE CASSILÂNDIA-MS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5947
Edição
Seção
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA