CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO E AS POSSIBILIDADES PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS FAMILIARES EM ROCHEDINHO – MS
Abstract
No intuito de analisar os canais de comercialização e as possibilidades para o escoamento da produção de empreendimentos familiares, este artigo realizou um estudo de caso através da aplicação de questionários estruturados a fim de abordar como está sendo feita a comercialização dos produtos dos agricultores familiares no Distrito de Rochedinho no Estado de Mato Grosso do Sul. Quais as estratégias que os agricultores utilizam e como os mesmos poderiam melhorar o processo de comercialização de seus produtos. O ponto forte de produção e comercialização da região fica com leite e com hortaliças onde estas, na maioria das vezes são vendidas em feiras livres. Através da pesquisa, pôde-se perceber que seus maiores entraves são as atividades relacionadas à comercialização. Os resultados da pesquisa sugerem que existe a necessidade de individualizar e diferenciar seus produtos estabelecendo mecanismos de agregação de valor aos mesmos através da valorização dos atributos locais específicos além de fornecer produtos ecologicamente corretos e mais saudáveis para a população através de estratégias conjuntas de comercialização de seus produtos.
PALAVRAS-CHAVE: Agricultura Familiar, Canais de Comercialização, Estratégia de Comercialização.