COMUNISMO QUE VEIO DO ESPAÇO: A FICÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO IDEOLÓGICO EM INVASION OF THE BODY SNATCHERS (1956)
Resumo
Desde o início do cinema, a representação de percepções do mundo e de ideologias políticas se fazem presentes, como nos casos de “O nascimento de uma nação” (1915), filme pioneiro na criação da linguagem cinematográfica, e na experimentação soviética dos anos 20. Compreendendo o cinema como meio eficiente para representar sistemas políticos na forma de propaganda, positiva ou negativa. A presente pesquisa estuda o uso ideológico do cinema, mais especificamente do gênero da ficção científica, como meio de instrumento propagandístico do macartismo. Foi selecionado como objeto o filme Invasion of the Body Snatchers (1956), por esse ser considerado um clássico do gênero, por ter sido sinônimo do macarthismo (1950-1957) como propaganda anticomunista na Guerra Fria e por apresentar análises de diferentes autores sobre seu discurso, constituindo um bom espectro de leituras e interpretações. Na trama, uma raça alienígena invade a Terra e começa a possuir os corpos dos seres humanos, absorvendo completamente as emoções dos terráqueos, usando os receptáculos humanos para beneficiar a raça parasitária da qual todos os extraterrestres fazem parte. Assim, a pesquisa se divide em duas partes: 1ª) a primeira será uma fundamentação teórica que parte da revisão bibliográfica sobre o uso político do cinema e de estudos sobre a obra, com percepções divergentes e convergentes sobre o discurso do filme; 2ª) Em seguida, realização de uma análise-fílmica do objeto, visando trazer as elaborações de outros autores sobre a obra, de forma a descartar ou aceitar apontamentos desses, e contribuir com uma leitura contemporânea e amplamente embasada dos estudos do cinema como meio de produção de sentidos e ideologias.
Palavras-chave: Invasion of the Body Snatchers. Análise-fílmica. Cinema. Ficção Científica. Macarthismo.
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