ARQUITETURA E CINEMA: PROJETO CENOGRÁFICO PARA FILME
Resumen
O estudo traz o cinema para dentro do campo de discussão da Arquitetura e Urbanismo ao propor o projeto cenográfico de uma adaptação do cordel “O Romance do Pavão Misterioso”, que está em desenvolvimento. Para tanto, adaptou-se procedimentos metodológicos qualitativos dos cenógrafos HOWARD (2017) e ROLIM (2013), no intuito de compreender a premissa do roteiro, organizar cenas em tabelas, estabelecer conceitos, propor e ilustrar cenários, catalogar objetos e modelar espaços em 3D. Desta forma, o objetivo geral do trabalho consiste em iniciar investigações para o longa-metragem e propor soluções de direção de arte a partir do espaço arquitetônico edificado. Não obstante, este estudo é fundamentado na conceituação do simulacro – termo criado por BAUDRILLARD (1991) para caracterizar um advento inerente a pós-modernidade capaz de substituir experiências por imagens – e sua ocorrência tanto na arquitetura quanto no cinema. Em seguida, é discutida a identidade regional como fator simbólico e cultural na representação de um povo, e por fim quais são e como se compõem os imaginários, estigmas e tendências estéticas contemporâneas que consubstanciam a Paraíba e alguns estados do nordeste brasileiro. Apresenta-se, então, a proposta para o cenário do quarto de Creuza, uma das protagonistas principais do referido cordel, evidenciando processos intrínsecos tanto à construção da personagem quanto ao planejamento do ambiente. O trabalho é concluído com êxito ao atingir o objetivo de criar um mundo imaginário plausível e fundamentado em elementos regionais locais, além de servir como aporte para profissionais ou estudantes que queiram conceber seus cenários a partir do espaço arquitetônico.
Palavras-chaves: Cenografia. Projeto. Imaginário. Direção de arte.
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