DO FILME À REALIDADE ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZADO, LEITURA E DISLEXIA A PARTIR DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL

Autores/as

  • Veridiana de Souza Guimarães Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Roseane Graziele da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul.

Resumen

Neste estudo, refletimos sobre as implicações educacionais da dislexia a partir de sua apresentação no filme indiano Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial (2007), dirigido por Aamir Khan. Grosso modo, objetivamos entender essa dificuldade de aprendizagem através das vivências do personagem principal Ishaam Awasthi, um garoto de 9 anos de idade. A criança não é compreendida pelos professores e pais e já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano). Como as letras dançam em sua frente (como relata Ishasm), ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção – o que pode resultar em mais uma reprovação. Além de descrevermos algumas cenas da produção fílmica, em que se pode observar, por meio da rotina de Ishaam, suas experiências educacionais dificultadas pela dislexia, embasamos esse trabalho nas contribuições de autores como Rita Signor (2015), Maria Eugênia Ianhez, Maria Angela Nico (2002), Michael Farreall (2008), Stanislas Dehaene (2012) e Sally Shaywitz (2006). Por fim, a partir do filme, é possível perceber os problemas enfrentados pelas crianças e pelos adultos acometidos por esse transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, bem como perceber sua crítica inserção em uma sociedade altamente competitiva e que busca um desempenho que não pode ser atingido por um disléxico. Ao mesmo tempo em que aborda as problemáticas do distúrbio, a película deixa uma mensagem de esperança perante as possíveis estratégias para minimizar os efeitos da dislexia, tornando possível a ascensão de talentos em várias áreas do conhecimento. Além disso, visualizamos a necessidade de uma educação mais atenta e afetiva, que olhe para o aluno.

    

Palavras-Chave:  Leitura. Dificuldades de aprendizado. Dislexia. Como estrelas na terra.

Publicado

2021-11-06

Cómo citar

Guimarães, V. de S., & Silva, R. G. da. (2021). DO FILME À REALIDADE ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZADO, LEITURA E DISLEXIA A PARTIR DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA, TODA CRIANÇA É ESPECIAL. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7599