AUDIOVISUAL NO ENSINO DE ARTE: BREVES CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS

Autores/as

  • Meri Silva de Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Vera Lúcia Penzo Fernandes

Resumen

Na sociedade contemporânea, as crianças estão em contato com diversas formas de audiovisual, mesmo antes de entrarem no período escolar. As diversas telas que nos atravessam cotidianamente fazem do audiovisual parte da nossa vida, especialmente após 2020, com o início da pandemia do COVID19, que instaurou o uso do audiovisual no meio educacional, seja por meio das lives, do ensino remoto das universidades ou mesmo das vídeo aulas gravadas para o ensino básico. O percurso do audiovisual, no entanto, data de antes da chegada da internet, iniciando-se com a vinda do cinema para o Brasil, no ano de 1896. Já o ensino de arte tem início com a Academia Imperial de Belas Artes, no ano de 1826, mas com registros da sua existência desde a chegada dos jesuítas, ao que viria a ser o Brasil. As tendências pedagógicas vão surgindo ao longo da história e interferem nas práticas do ensino de arte e até mesmo na configuração da escola como a entendemos hoje. É em meio a essas configurações históricas que as diversas formas do audiovisual (como o cinema, cinema educativo, documentário, vlog, vídeo arte, vídeo) vão adentrando o ambiente escolar e, consequentemente, o ensino de arte.  Propomo-nos fazer uma breve apresentação sobre esses processos, buscando investigar as relações da inserção do audiovisual nas aulas com o ensino de arte. Para isso, realizaremos um levantamento bibliográfico, com base na pedagogia histórico-crítica de Saviani (2011), de suas investigações sobre as pedagogias na educação brasileira, dos estudos sobre a criatividade no ensino de arte de Fernandes (2016) e dos estudos de Vilaça (2013), que trazem especificamente a trajetória histórica do audiovisual. Este artigo apresenta parte dos estudos para o trabalho de conclusão de curso com o título Ensino de arte e o audiovisual: por uma práxis criativa, no qual se objetiva pesquisar o ensino de arte e a possibilidade do uso audiovisual para a construção de uma práxis criadora no trabalho pedagógico do professor de arte.

 

Palavras-chaves: Ensino de arte. Audiovisual. Cinema. Pedagogia Histórico-crítica.

Publicado

2021-11-06

Cómo citar

Moraes, M. S. de, & Fernandes, V. L. P. (2021). AUDIOVISUAL NO ENSINO DE ARTE: BREVES CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7597