DE ROLIÚDE AO SERTÃO – UM ESTUDO PRÁTICO DOS PALIMPSESTOS CARNAVALESCOS DA IMAGEM-MOVIMENTO
Abstract
O cinema compõe o imaginário de toda humanidade, integrando-se ao inconsciente estético e constituindo-se em forma matricial que se exprime nas demais práticas artísticas e representações, alcançando também o espetáculo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A partir de reflexões sobre as relações de intertextualidade entre a cinematografia e os préstitos do carnaval carioca, tomo de empréstimo o conceito de Gérard Genette (1989) para denominar as imagens cinematográficas que se apresentam subjacentes às visualidades apresentadas pelas Escolas de Samba como palimpsestos carnavalescos da imagem-movimento. Subordinados ao regime das artes que regula cada apresentação, tal fenômeno se apresenta sob variados planos conforme às relações que se estabelecem entre o visível e o dizível e pode ser observado em todas as divisões da competição, desde o Sambódromo da Av. Marquês de Sapucaí até a passarela da Estrada Intendente Magalhães, onde desenvolvi o enredo De Roliúde ao Sertão: Luz, Câmera, Ação! no desfile do GRES. Acadêmicos do Engenho da Rainha em 2020. Através de múltiplas referências textuais e imagéticas à cinematografia nordestina, busquei operar as visualidades carnavalescas segundo a função frase-imagem identificada por Jacques Rancière (2012) no seio da modernidade para promover o choque de elementos heterogêneos destinados a convocar o espectador a uma tomada de consciência. Desta forma, o desfile constituiu-se em uma grande parataxe, abordando debates necessários à sociedade brasileira na atualidade a partir de imagens cinematográficas de reconhecimento imediato e desempenhando simultaneamente papel relevante na consolidação e transmissão da memória do cinema nacional. O presente artigo pretende apresentar uma análise daquele trabalho de campo que me possibilitou a aplicação prática dos aspectos teóricos de minhas investigações sobre os palimpsestos carnavalescos da imagem-movimento.
Palavras-chaves: Cinema. Escolas de Samba. Intertextualidade. Palimpsesto. Representação.
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