A INTERMIDIALIDADE EM QUESTÃO: SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E CINEMA
Abstract
Os estudos sobre intermidialidade têm contribuído, nos últimos anos, para atestar a ocorrência de um fenômeno multiforme que envolve a união do que se entende, hoje, por arte e mídia em sentido amplo. Termo relativamente contemporâneo, seu conceito resvala em outros vários, não sendo possível acessá-lo sem a noção, ainda discutível, de arte, e de mídia, bem como distingui-lo das conceituações de intertextualidade e interartes. Todavia, apesar da tentativa inicial de definição do que venha a ser intermidialidade, este trabalho tem como propósito, sobretudo, reexaminá-la, separá-la das outras várias noções apontadas acima, para enfim, compreendê-la de modo mais preciso. Na consecução de tal objetivo, num primeiro momento, nos ocupamos, especificamente, de dois possíveis constituintes, entre tantos outros, do fenômeno intermidiático: a literatura e o cinema. Assim, a primeira parte do trabalho, tem por finalidade examinar a aproximação e a disjunção dessas duas manifestações artísticas, para, em seguida, compreender de que forma a literatura e o cinema, enquanto tipos de mídia, se convertem em um produto da intermidialidade. A partir disso, buscamos, em segunda instância, a caracterização do fenômeno intermidiático a partir da combinação desses dois tipos de mídia. Desse modo, por meio da metodologia qualitativa, fez-se o (re)exame de estudos já publicados, especificamente, pôs-se em destaque a pesquisa de autores como Claus Clüver (2006), Dick Higgins (2012), Adalberto Müller (2008). Por fim, como resultado, observou-se que os estudos sobre intermidialidade abrem novas e amplas possibilidades de investigação ao considerar a aproximação das diversas manifestações de arte (não apenas em sentido tradicional) e mídia.
Palavras-chave: Cinema. Intermidialidade. Literatura.
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