CENTRO DE EDUCACÃO RURAL DE AQUIDAUANA (CERA): REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR
Abstract
O presente trabalho é resultado da Disciplina Seminário Avançado da Linha 1 – Política, Gestão e História da Educação, do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Esse texto utiliza-se de base documental e bibliográfica, e tem como objetivo compreender as características relacionadas à cultura escolar do Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA), que se mostrou como escola-modelo, no que se refere ao modo de ensinar. A instituição traz em sua trajetória referências de programas de profissionalização efetivados em Mato Grosso do Sul iniciado em 1974, com curso Técnico em Agropecuária, em nível médio. O Centro de Educação Rural de Aquidauana se justifica, ao adaptar-se às transformações sociais, no que tange à formação profissionalizante ocorrida no mundo do trabalho. O artigo faz uma breve exposição a respeito da cultura escolar do CERA, e as transformações ocorridas na instituição por ofertar um ensino profissionalizante. Esse fato nos remete ao tema central deste artigo, a cultura escolar, que aponta como problemática central a transmissão das rupturas e permanências das vivências das gerações no curso da sua história, o que não deixa de questionar toda ideia de tradição, e que jamais se distancia do contexto histórico no qual a instituição está inserida.
Palavras-chave: CERA. Cultura Escolar. História da Educação.
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