ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Autores

  • Eliane Freitas Artigas SARAIVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Patricia Alves CARVALHO

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta algumas reflexões teóricas que permeiam o tema alfabetização e letramento, como também expõe implicações acerca da prática pedagógica do professor alfabetizador fazendo relação com o período de alfabetização no final da década de 80 e início dos anos de 1990. O objetivo consiste em abordar algumas considerações acerca da alfabetização e do letramento, bem como analisar à prática pedagógica do professor a partir de experiências vividas. Como procedimento metodológico incluem os levantamentos bibliográficos que dão respaldo às reflexões para posterior análise do meu processo de alfabetização, resgatados por memória, sendo assim sujeito da pesquisa. Tem como principais suportes teóricos FRADE (2007), FERREIRO (2000), MORTATTI (2010), SOARES (2003), SOLÉ (1998), SOLIGO (2005), entre outros, a fim de elucidar ao professor alfabetizador os pressupostos e implicações que embasam sua prática no processo de ensino e aprendizagem, saber quem são os alunos, quais são suas capacidades e como valorizam e compreendem a leitura e a escrita, bem como conhecer os conteúdos e conhecimentos que devem ser enfatizados em cada ano escolar. Dessa forma, alfabetização e letramento são processos indissociáveis que envolvem as ciências de: escutar, falar, ler e escrever. E o sucesso depende da organização do trabalho didático; do conhecimento do professor, onde a formação é fator primordial; das condições materiais das instituições envolvidas, o que a escola oferece e o apoio da coordenação se faz presente, como também o envolvimento de todo o grupo escolar; e, da motivação dos alunos e de seus familiares.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

SARAIVA, E. F. A., & CARVALHO, P. A. (2018). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4791