PROPOSTA METODOLÓGICA NA ABORDAGEM DOS BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Leonardo Moreira e Silva Gomes, Alaine Alves Moreira, Douglas de Oliveira Gusmão, Willian Marcondes Carneiro, Elizandra de Oliveira Mendonsa Carvalho, Valéria Flávia Batista da Silva

Resumo


A utilização de diferentes modalidades didáticas constitui-se em importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, pois permite trabalhar conteúdos complexos ou mesmo conteúdos simples de forma dinâmica e interativa. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para trabalhar o tema Biomas Brasileiros, com utilização de diferentes metodologias. A atividade foi realizada com alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Marechal Rondon, localizado no município de Mundo Novo- MS. Durante dois encontros contemplaram aula expositiva-dialogada, discussões e atividade prática, metodologias as quais foram desenvolvidas com o auxílio de livro-didático, textos, vídeo e dinâmicas. Para realização da atividade prática, os bolsistas confeccionaram antecipadamente um mapa do Brasil, com aproximadamente 2,6 m², em forma de quebra-cabeça, sendo que cada peça e cor representaram um bioma brasileiro. Inicialmente foi realizada aula expositiva-dialogada, com auxílio de projetor de multimídia, abordando o conceito de bioma e as principais características e particularidades de cada bioma brasileiro. Em seguida foi exibido vídeo para complementar o assunto abordado anteriormente. No segundo encontro, foi realizada uma dinâmica utilizando a maquete do mapa do Brasil. Os alunos foram divididos em seis grupos e cada grupo recebeu uma peça do quebra-cabeça. Houve um questionamento dos bolsistas, qual o objetivo da utilidade das peças de isopor coloridas para a aula? Alguns alunos relacionaram ao tema biomas. Em seguida os integrantes dos grupos elencaram um representante para participar da montagem do quebra-cabeça. Estes encaixaram as peças de isopor recebidas, resultando no mapa do Brasil representado pelos seis biomas. Na sequência, foi sobreposto na maquete, o mapa do Brasil em papel vegetal do mesmo tamanho da maquete e com as delimitações dos estados brasileiros. Neste momento foi solicitado que cada grupo identificasse os estados presentes em seu bioma. Em seguida, foi apresentada aos alunos uma caixa com figuras da fauna e flora brasileira, sugerindo que cada grupo caracterizasse seu bioma. Finalizando a dinâmica, cada grupo foi motivado a expor o trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia utilizada foi eficiente na construção do conhecimento, constatado pelo interesse e participação dos alunos em cada atividade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.