MONTAGEM DE COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET

Autores

  • Regiani Polatto Pereira Zancanaro UEMS-Unidade de Ivinhema

Resumo

Resumo

            Desde o princípio da humanidade, os insetos estiveram de uma maneira ou de outra, relacionados com o homem, a ponto de se poder afirmar que a sobrevivência do homem depende do equilíbrio deste grupo de animais. Assim, o estudo e o conhecimento da biologia e a vida dos insetos devem contribuir para tomadas de decisão importantes para a vida do planeta, no entanto, investigações diversas revelam que as concepções que formam o conhecimento biológico das pessoas ainda estão distante desse ideal, sendo imprescindível que essas informações comecem no ensino escolar possibilitando aos alunos maior aproximação, vivência e aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula.

O projeto tem como objetivo montar uma coleção entomológica, juntamente com alunos do ensino fundamental da escola Angelina Jaime Tebet, onde os insetos são coletados com: bandeja colorida, pitfall e rede entomológica, são sacrificados na câmara mortífera e identificados no laboratório de biologia da unidade de ensino de Ivinhema. Durante o período de coletas em execução capturou-se 134 exemplares de insetos, pertencentes a 26 famílias, distribuídas em 8 ordens. A atividade conta com a participação efetiva dos alunos, nos quais se mostram bastante estimulados, onde diferenciam e discutem acerca dos insetos coletados.

A coleção fará parte do material didático como complemento do conteúdo escolar, visando sempre uma melhor aprendizagem e conhecimento dos alunos.


Biografia do Autor

  • Regiani Polatto Pereira Zancanaro, UEMS-Unidade de Ivinhema
    Acadêmica do segundo ano do curso de Tecnologia em Horticultura-Unidade de ensino de Ivinhema

Publicado

2015-04-06

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE

Como Citar

MONTAGEM DE COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET. (2015). ANAIS DO SEMEX, 4(4). https://anaisonline.uems.br/semex/article/view/472