MONTAGEM DE COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET

Authors

  • Regiani Polatto Pereira Zancanaro UEMS-Unidade de Ivinhema

Abstract

Resumo

            Desde o princípio da humanidade, os insetos estiveram de uma maneira ou de outra, relacionados com o homem, a ponto de se poder afirmar que a sobrevivência do homem depende do equilíbrio deste grupo de animais. Assim, o estudo e o conhecimento da biologia e a vida dos insetos devem contribuir para tomadas de decisão importantes para a vida do planeta, no entanto, investigações diversas revelam que as concepções que formam o conhecimento biológico das pessoas ainda estão distante desse ideal, sendo imprescindível que essas informações comecem no ensino escolar possibilitando aos alunos maior aproximação, vivência e aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula.

O projeto tem como objetivo montar uma coleção entomológica, juntamente com alunos do ensino fundamental da escola Angelina Jaime Tebet, onde os insetos são coletados com: bandeja colorida, pitfall e rede entomológica, são sacrificados na câmara mortífera e identificados no laboratório de biologia da unidade de ensino de Ivinhema. Durante o período de coletas em execução capturou-se 134 exemplares de insetos, pertencentes a 26 famílias, distribuídas em 8 ordens. A atividade conta com a participação efetiva dos alunos, nos quais se mostram bastante estimulados, onde diferenciam e discutem acerca dos insetos coletados.

A coleção fará parte do material didático como complemento do conteúdo escolar, visando sempre uma melhor aprendizagem e conhecimento dos alunos.


Author Biography

  • Regiani Polatto Pereira Zancanaro, UEMS-Unidade de Ivinhema
    Acadêmica do segundo ano do curso de Tecnologia em Horticultura-Unidade de ensino de Ivinhema

Published

2015-04-06

Issue

Section

MEIO AMBIENTE

How to Cite

MONTAGEM DE COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET. (2015). ANAIS DO SEMEX, 4(4). https://anaisonline.uems.br/semex/article/view/472