ELABORAÇÃO DE PANFLETO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ACOMPANHANTES EM SETOR DE CLÍNICA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • LUCIANA PATRICIA DA CRUZ UEMS
  • RODRIGO DOMINGOS DE SOUZA UEMS
  • GLAUCIA GABRIEL SASS UEMS
  • MARCOS ANTONIO NUNES DE ARAUJO UEMS
  • MARCIA MARIA DE MEDEIROS UEMS

Palavras-chave:

Estratégias Educacionais; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Produto Educacional.

Resumo

Introdução: As práticas educativas em saúde se voltam para realidade que contrapõem visões monolíticas de saúde, trazendo questões que abordam a falta de saúde não apenas como responsabilidade do outro. O ambiente hospitalar foi escolhido para essa prática educativa em saúde por diariamente receber pessoas de diferentes crenças e contextos, no entanto todas com o mesmo intuito de busca para promoção, manutenção ou recuperação da saúde. Neste cenário, discentes do Programa de Pós Graduação Stricito Sensu Ensino em Saúde Mestrado Profissional disponibilizado pela UEMS unidade de Dourados-MS, elaboraram um panfleto orientativo que foi idealizado em momento de reintegração de leitos do setor de Clínica Médica do Hospital Regional de Nova Andradina-MS, pós período pandêmico da COVID-19 que se mostrou como um desafio contemporâneo. Objetivos: Relatar a experiência do desenvolvimento de um panfleto orientativo como estratégia de educação em saúde para pacientes e acompanhantes do setor de Clínica Médica. Metodologia: A produção do artefato ocorreu durante a realização da disciplina Tecnologias Educacionais em Saúde, nos meses de setembro 2021 a janeiro de 2022, embasados pelo referencial teórico do livro “Produção de Conteúdos Educacionais” das autoras Andrea Filatro e Sabrina Cairo (2015). Após o projeto da tecnologia educativa, foi utilizado a plataforma de design gráfico CANVA. Considerações Finais: O conteúdo elaborado durante a disciplina foi apresentado aos enfermeiros da unidade hospitalar em reunião mensal, realizou-se adaptações do material conforme a avaliação desses profissionais atuantes no setor. Isso permitiu uma discussão abrangente e importante entre os discentes e profissionais. Conclusões: O principal intuito do panfleto orientativo visou reduzir os riscos de infecção entre pacientes e profissionais. Diante do exposto, o uso do panfleto orientativo como forma de auxiliar o paciente e seu acompanhante a seguirem as normas estipuladas pelo hospital, visando boas práticas em saúde e garantia dos direitos do paciente, dentro de um cenário pandêmico.

Downloads

Publicado

12/12/2022

Como Citar

DA CRUZ, L. P., DOMINGOS DE SOUZA, R. ., GABRIEL SASS, G., NUNES DE ARAUJO, M. A., & DE MEDEIROS, M. M. . (2022). ELABORAÇÃO DE PANFLETO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ACOMPANHANTES EM SETOR DE CLÍNICA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Simpósio De Ensino Em Saúde, (8), 317–331. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sies/article/view/8298