Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo inicial, não deve conter o nome dos autores. Para garantir a avaliação as cegas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Coordenação Geral do 10º SIMPÓSIO DE ENSINO EM SAÚDE (X SIES) do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde (PPGES) da UEMS faz saber as orientações prévias para submissão de trabalhos científicos para este evento.

 

- O período de submissão de trabalhos inicia-se em 19 de agosto de 2024 e encerra-se em 23 de setembro de 2024.

 

- É obrigatório e de inteira responsabilidade do autor/coautor a leitura completa do edital de submissão dos trabalhos científicos a fim de garantir o cadastro e a submissão correta dos trabalhos.

 

- As informações prestadas no ato da inscrição e nos textos são de inteira responsabilidade dos autores e coautores, com as implicações legais de acordo com a Legislação Brasileira.

 

- O relator do trabalho aprovado deverá obrigatoriamente ter realizado sua inscrição e pagamento individual para participar do evento (data limite - 23 de setembro de 2024). O não cumprimento deste requisito, após consulta no sistema, implicará na eliminação automática e não autorização para a apresentação do trabalho científico.

 

- Os trabalhos científicos submetidos devem estar relacionados aos eixos da edição atual do evento:

 

EIXO 1- Formação em saúde, processos educativos na educação básica, ensino técnico e cursos de graduação e pós-graduação em saúde.

 

EIXO 2 - Ensino e aprendizagem em processos de trabalho em saúde.

 

EIXO 3 - Práticas e tecnologias educativas e as necessidades de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

- É de responsabilidade do relator (responsável pela submissão) manter o endereço de e-mail, contato telefônico e todos os dados cadastrados no sistema (https://anaisonline.uems.br/index.php/sies/user/register) atualizados a fim de viabilizar uma efetiva troca de informações sobre o evento, bem como o cumprimento dos prazos previstos neste edital.

 

- A submissão dos trabalhos científicos serão realizadas, exclusivamente, pelo sistema de anais da UEMS, no endereço eletrônico https://anaisonline.uems.br/index.php/sies/about/submissions.

 

- O arquivo da submissão dever ser elaborando, e enviado, em formato Microsoft Word ou OpenOffice.

 

- Serão aceitos textos relacionados à pesquisa, ensino, extensão, relato de experiências e metodológico que tenham, no mínimo, resultados parciais. Não serão aceitos projetos.

 

- Fica limitada a quantidade máxima exigida de 1 (um) autor e até 07 (sete) coautores por trabalho científico, perfazendo o total de 8 (oito).

 

- O conteúdo dos trabalhos científicos deve ser redigido em norma culta da língua portuguesa.

 

- Somente os trabalhos científicos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento.

 

- Será emitido um certificado com nome de todos os autores do trabalho científico com identificação do relator. Verifique atentamente os nomes completos dos autores, sem abreviações, para o envio do arquivo final.

 

- O arquivo final deve conter os nomes completos dos autores, nº do ORCID (https://orcid.org/register), endereço eletrônico e o nome da instituição que os autores são vinculados.

 

- A estrutura do trabalho científico deve ser redigida segundo as normas vigentes da ABNT.

 

- O trabalho científico será recusado ou reprovado, nas seguintes situações: não convergente com o escopo do evento e eixos; não cumprimento das normas científicas; não aprovação pela Comissão Científica; em caso de plágio e o não pagamento da taxa de inscrição pelo relator.

 

- Não haverá devolução do valor referente a inscrição caso o trabalho científico seja reprovado ou não apresentado.

 

- Os trabalhos científicos aprovados serão apresentados durante o evento em formato definido pela comissão.

 

- Importante sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitê de ética e/ou equivalente. Quando trabalho completo, citar no corpo do texto (no método) o número do Parecer de aprovação do Comitê de Ética para pesquisas com seres humanos (apresentação de resultados parciais ou finais).

 

- Os trabalhos científicos serão avaliados pelos membros da comissão científica de acordo com os seguintes critérios: a) objetivos claros e concisos; b) qualidade metodológica; c) relevância dos resultados; d) adequação da conclusão; e) originalidade; f) cumprimento das normas vigentes da ABNT. Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:

 

1. Trabalho completo

 

Atenção - no texto enviado não deve conter o nome dos autores. Mínimo 10 (dez) e no máximo 12 (doze) páginas textuais contendo resumo, descritores (usar DECS/BVS - https://decs.bvs.br/) e o eixo.

O resumo deve conter obrigatoriamente: objetivo, síntese do método, resultados principais e as considerações finais. A introdução deve conter o objetivo no último parágrafo desta seção; a metodologia deve compreender o tipo de pesquisa ou atividade, local, período, público-alvo, procedimentos realizados, referencial teórico e metodológico, coleta e análise dos dados, preceitos éticos, resultados parciais ou finais que respondam aos objetivos podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras (inserir fonte/origem); discussão com uso de literatura nacional e/ou internacional recente (preferencialmente, últimos cinco anos); considerações finais; agradecimentos (caráter opcional); e referências.

Toda estrutura deve ser desenvolvida de acordo com as normas vigentes da ABNT (6023/2018; 6024/2012; 6028/2021; 10520/2023). O trabalho completo deverá ser formatado, obrigatoriamente, de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm); espaçamento 1,5 cm entre linhas; fonte Arial; tamanho da fonte 12; texto justificado. O título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo. Limite de 15 palavras. Letra maiúscula/caixa alta, em negrito. Alinhamento, centralizado. Após o título inserir o nome do eixo escolhido (centralizado, negrito); apenas o resumo deve ser escrito em espaço simples, com fonte Arial tamanho 12, texto justificado, sem recuo e parágrafo único. Inserir no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) descritores (DECs/Bireme - decs.bvs.br) separados por ponto e vírgula. Figuras, tabelas e quadros deverão ser numerados e inseridos no corpo do texto (com título e fonte).

Os títulos das seções grafam-se em negrito e em maiúsculas (Caixa Alta), os subtítulos devem ficar em negrito e minúsculas e as outras subseções devem ficar sem negrito, sendo que as letras iniciais das palavras ficarão em maiúsculas. Citações diretas e indiretas devem seguir as normas vigentes da ABNT.

Segundo orientações do IBGE (1993) e do Manual de Editoração da Embrapa (EMBRAPA, 2020), as tabelas devem ser elaboradas como forma de sistematizar e simplificar as informações numéricas. As normas do IBGE não incluem quadros e nem figuras, portanto, para esses elementos, optamos por seguir as orientações de Prodanov e Freitas (2013). 

 

Após a aprovação, inserir o nome dos autores e identificação institucional no seguinte formato, todos alinhados à direita: Nome do autor, utilizar as iniciais maiúsculas, exceto artigos e preposições, negrito, Arial, 12; Nome da instituição: utilizar as iniciais maiúsculas, exceto artigos e preposições, Arial, 12; Endereço de e-mail: utilizar minúscula com o link, Arial, 12; Número do ORCID: iniciar com a palavra “ORCID:” (maiúsculo com dois pontos) e o endereço web do ORCID. O autor que não tiver o cadastro ORCID, pode fazê-lo no site https://orcid.org/; e o nome da instituição ao qual o autor está inserido.

 

2. Resumo Simples

 

Atenção - no texto enviado não deve conter o nome dos autores. O resumo simples deve ser elaborado em um único parágrafo contendo no mínimo 300 palavras e no máximo 500 palavras contendo as sessões: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões/considerações finais e o eixo. A totalidade de palavras do resumo refere-se ao corpo do texto sem incluir o título, os descritores e o eixo. Os resumos deverão estar formatados de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm); espaçamento simples entre linhas; tipo da fonte Arial; tamanho da fonte 12, sem recuo e parágrafo único. O título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo. Limite de 15 palavras. Letra maiúscula/caixa alta, em negrito. Alinhamento, centralizado. Após o título inserir o nome do eixo escolhido (centralizado, negrito); texto justificado, inserir no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) descritores (DECsBireme - decs.bvs.br) separados por ponto e vírgula.

Seguir a norma da ABNT 6028/2021.

 

Após a aprovação, inserir o nome dos autores e identificação institucional no seguinte formato, todos alinhados à direita: Nome do autor, utilizar as iniciais maiúsculas, exceto artigos e preposições, negrito, Arial, 12; Nome da instituição: utilizar as iniciais maiúsculas, exceto artigos e preposições, Arial, 12; Endereço de e-mail: utilizar minúscula com o link, Arial, 12; Número do ORCID: iniciar com a palavra “ORCID:” (maiúsculo com dois pontos) e o endereço web do ORCID. O autor que não tiver o cadastro ORCID, pode fazê-lo no site https://orcid.org/; e o nome da instituição ao qual o autor está inserido.

REFERÊNCIAS

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências bibliográficas. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2018.

 

_____ . NBR 6024: Informação e Documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2012.

 

_____ . NBR 6027: Informação e Documentação: sumário: apresentação. 2ª ed. Rio de Janeiro,2012.

 

_____ . NBR 6028. Informação e Documentação: Resumos: apresentação. 2ª ed. Rio de Janeiro,2021.

 

_____ . NBR 10520. Informação e Documentação – Citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2023.

 

_____ . NBR 14724. Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

 

EMBRAPA. Manual de editoração da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2020. Disponível: https://www.embrapa.br/manual-de-editoracao/manual-deeditoracao-da-embrapa Acesso em: 02 jun 2023.

 

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro. IBGE. Disponível: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf Acesso em: 15 mar 2018.

 

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. Disponível: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalhocientifico---2-edicao Acesso em: 15 fev 2017.

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Templates para elaboração dos textos estão no site do SIES,

https://www.uems.br/eventos/sies.  ou

https://anaisonline.uems.br/index.php/sies/Templates

 

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