CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA
Palavras-chave:
Enfermagem; Assistência ao paciente; Tecnologia educacional.Resumo
Introdução: As tecnologias educacionais vêm se tornando uma ferramenta de ensino cada vez mais importante e indispensável, pois favorece o processo de ensino tanto para discentes quanto para o docente. A realização da disciplina de Tecnologias Educacionais em Saúde disponibilizada pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados-MS, proporcionou aos discentes um espaço de discussão, aproximação e construção de Tecnologias Educacionais. Desta forma, construiu-se um vídeo educativo sobre o procedimento da Punção Venosa Periférica, uma vez que, representa uma das intervenções de enfermagem mais frequentes no contexto hospitalar. Objetivo: descrever a construção de um vídeo educativo sobre Punção Venosa Periférica para auxiliar o ensino de enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato de experiência descritivo, visando mostrar os passos utilizados na elaboração do vídeo educativo no período de dezembro de 2021 a janeiro 2022. O processo de construção seguiu três etapas importantes: a pré-produção envolvendo a pesquisa do conteúdo abordado, escrita de roteiro e gerenciamento; a produção com a montagem do cenário, escolha dos personagens e a filmagem e, a pós-produção com a edição das imagens e inclusão da narração e títulos. As gravações foram realizadas no Hospital Universitário da Grande Dourados. Resultados: o vídeo educativo, sobre intervenções de profissionais de saúde mostra-se factível, tornando-se uma tecnologia educativa para ensino em saúde e contribuindo para o entendimento do público a respeito da temática, pois o vídeo educativo apresenta-se como uma ferramenta capaz de esclarecer e ilustrar os passos de procedimentos realizados na área da enfermagem, demonstrando o conteúdo e desempenhando a função de uma Tecnologia educativa. Considerações finais: as etapas operacionalizadas na elaboração da tecnologia educativa foram relevantes para a formação, ampliando a compreensão sobre as possibilidades de utilização das tecnologias educacionais em saúde nos ambientes educacionais e estimular a construir novos recursos educacionais, podendo possibilitar mudanças nas práticas de ensino e profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.