CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UM PLANO DE CUIDADOS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Quetlen Aguero Brandão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Gleicimara Ribeiro de Lima
  • Jéssica Aparecida Soares Paiva
  • Emilly Vilela Godoi
  • Rosevani Rodrigues Ferreira
  • Larissa Layne Menezes Bondarenco
  • Mauro Ferreira Ramos
  • Poliana Avila Silva

Palavras-chave:

Educação Continuada; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Atenção Primária à Saúde; Planejamento de Assistência ao Paciente.

Resumo

O objetivo desse resumo é descrever a experiência coletiva de construção de um plano de cuidados materno-infantil, como estratégia de Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um relato de experiência desenvolvida por meio da integração ensino-serviço durante a vivência da aula prática supervisionada em Saúde da Criança I, na Atenção Primária à Saúde em uma Estratégia Saúde da Família. A proposta da elaboração de um planejamento individual de cuidados para mãe e bebê, surgiu da necessidade do serviço de realizar um cuidado sistematizado para acompanhamento prioritário do caso, uma vez que se tratava de um bebê de alto risco. Participaram da elaboração do plano enfermeiro, Agentes Comunitários de Saúde, acadêmicos e professora do curso de graduação em enfermagem, além de integrantes da família acompanhada. A trajetória para elaboração do plano de cuidados, contou com busca ativa, consulta de puericultura, consulta de enfermagem ginecológica da mãe, visita domiciliar, momento de compartilhamento e discussão com todas as Agentes Comunitárias de Saúde da equipe de referência. Todos os momentos foram permeados por discussões, reflexões e direcionamentos, ocorrendo desta forma, Educação Permanente em Saúde. Durante o período de participação dos acadêmicos, foram realizadas orientações para mãe, reavaliação do bebê, elaboração de diagnósticos e prescrição de enfermagem, além da apresentação e adequações do Plano de forma colaborativa com a equipe. Atividades coletivas que promovem o diálogo entre os integrantes da equipe, e reflexão das demandas cotidianas, são capazes de promover a Educação Permanente em Saúde, portanto, a construção de um plano de cuidados em saúde materno-infantil, de forma colaborativa, por profissionais que vivenciam o cuidado materno infantil de forma rotineira, pode contribuir para a consolidação exitosa das práticas integrais de saúde.

Downloads

Publicado

12/12/2022