O USO DO ROLE-PLAY NO ENSINO EM SAÚDE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Desempenho de papéis, Ciências da SaúdeResumo
A educação em saúde é influenciada pelos avanços tecnológicos. A velocidade da informação, juntamente com o progresso do conhecimento, exige metodologias de ensino inovadoras que acompanham esta evolução e proporcionam aos estudantes uma formação crítica e criativa, afastando-se dos métodos ligados à repetição e memorização. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são configuradas como uma possibilidade de mudar este paradigma, pois se baseiam na mudança do papel do educador para o do estudante, assumindo uma dinâmica de trabalho aberta, coletiva, integradora e mediadora. Os estudantes se encarregam de seu próprio processo de aprendizagem sobre a realidade com base em sua experiência e interpretação do mundo ao seu redor, aproximando assim sua educação e expectativas do contexto. O role-play como método de ensino conquistou espaço nas universidades tornando-se comum em cursos de saúde de graduação. Pode ser definida como uma situação ou lugar criado para permitir que um grupo de pessoas experimente a representação de um evento real, com o propósito de praticar, aprender, avaliar ou compreender sistemas ou ações humanas. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar potencialidades e desafios do uso do role-play no ensino em saúde. As bases de dados utilizadas para a seleção dos artigos foram Scielo e Google Scholar, e a amostra resumiu-se a 9 artigos que abordaram os temas relacionados ao ensino em saúde com a estratégia educativa role-play. As questões norteadoras da análise foram embasadas nos tópicos associados aos níveis acadêmicos, áreas de educação em ciências da saúde e estratégias de ensino e aprendizagem. Conclui-se, que os resultados dos alunos são muito satisfatórios em termos do grau de desenvolvimento das competências da disciplina, bem como da aprendizagem de seu conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.