PAPEL EDUCACIONAL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DE SÍFILIS ADQUIRIDA EM JOVENS.
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Prevenção Primária e Secundária, Infecções por treponema em jovens, Sífilis sexualmente adquirida., Sorodiagnóstico da sífilisResumo
Resumo: A Sífilis, doença bacteriana sistêmica e curável, é considerada uma grande preocupação do Sistema de Saúde em relação ao aumento do número de casos. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um processo educativo em saúde sobre a Sífilis Adquirida em Jovens, tal qual a instrução do futuro profissional de Enfermagem na prevenção, diagnóstico e tratamento. Métodos: O método para o levantamento das informações foi empregado para entendimento de um assunto por intermédio de uma aula expositiva, uma dinâmica lúdica e uma coleta de dados através de dois questionários passados antes e depois da aplicação do processo educativo. Resultados: Os acertos e erros foram mensurados e comparados, levando em conta os dois questionários. No total, 24 pessoas participaram do projeto educativo. Verificou-se que inicialmente os alunos obtinham pouco conhecimento prévio a respeito das questões propostas, entretanto após o processo educativo foi observado um aumento de 25,6% no número de acertos. Considerações Finais: O projeto educativo buscou, portanto, elucidar todas as condutas adotadas para o combate do aumento no número de casos da Sífilis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.