EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MULHERES NO TRABALHO PROSTITUCIONAL: VIVÊNCIAS NO CONTEXTO DAS AULAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA.
Palavras-chave:
Educação em saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis, EnfermagemResumo
Devido à sua alta prevalência e morbidade, as infecções sexualmente transmissíveis (IST) continuam sendo uma prioridade global de saúde pública. Nesse contexto, a educação em saúde é uma importante ferramenta para instruir a população sobre práticas saudáveis, pois visam reconhecer determinados comportamentos necessários para prevenir ou reduzir problemas de saúde. Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de uma acadêmica do curso Enfermagem quanto à realização da prática de educação em saúde após a aplicação de testes rápidos para mulheres no trabalho prostitucional no Município de Dourados-MS. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, durante a aula prática da Disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva, no mês de outubro de 2021. Foi realizado um encontro onde os conteúdos abordados foram: orientações sobre a prática segura de sexo (com penetração e sexo oral), formas de contaminação e reinfecção, cuidado com as secreções, importância de testes rápidos com regularidade, sinais e sintomas das IST e HIV/AIDS e, principalmente, a necessidade de vínculo com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Educar o público sobre questões de saúde é uma parte significativa do trabalho de um profissional de saúde, especialmente se forem desejados resultados positivos e duradouros. Como consequência dessa experiência foi possível reconhecer a importância da construção das concepções de educação em saúde para uma futura enfermeira, permitindo o desenvolvimento do papel social na promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças, bem como enfatizar a importância da responsabilização pelo próprio cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.