Podcast sobre reabilitação cardiovascular para estudantes e profissionais da saúde
Palavras-chave:
Podcast; aprendizagem; doenças cardiovasculares; reabilitação cardiovascular.Resumo
Devido aos impactos causados pela pandemia da Covid-19 no cenário acadêmico, os quais implicaram a suspensão das aulas presenciais nas escolas, o Podcast despontou como uma opção para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta o Podcast como uma ferramenta alternativa de atualização para estudantes e profissionais da saúde, sobre a atualização da Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular de 2020. O baixo custo, a simplicidade de produção e os recursos necessários para a geração do Podcast desempenharam um papel decisivo para a sua escolha, considerando que o usuário precisa apenas dispor de um smartphone e de um aplicativo, o qual pode ser obtido, gratuitamente, na internet. O Podcast foi desenvolvido como requisito na disciplina de Tecnologias Educacionais do Mestrado de Ensino em Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) no ano de 2021. Para o planejamento da ferramenta digital foi utilizado o referencial pedagógico de David Ausubel, por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa, caracterizada pela interação entre conhecimento prévio e novos saberes. As fases do trabalho foram constituídas por investigação do tema, elaboração do roteiro didático e construção do Podcast, no período de novembro a dezembro de 2021. Optou-se por reproduzir em áudio o conteúdo referente a atualização da Diretriz que foi publicada em dezembro de 2020, período pandêmico, ressaltando que o Podcast demonstra ser uma importante ferramenta acadêmica, mesmo em tempos não pandêmicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.